As reuniões preparatórias temáticas do XIV Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, na cidade de Caraguatatuba, no litoral paulista, serão realizadas a partir do próximo dia 15 (quarta-feira), às 19 horas, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato (rua Rego Freitas, 530) e também nas regionais do Litoral e Interior. Elas podem ser organizadas nas principais redações ou locais de trabalho.
São abertas a todos os jornalistas interessados em discutir questões fundamentais para a categoria, baseadas nas teses com os seguintes temas: Organização e Unidade dos Jornalistas; Fraude no trabalho: precarização, PJ e multiplataforma; Condições de Trabalho: Saúde e Segurança dos Jornalistas; Jornalismo Ambiental e Novo marco regulatório das Comunicações e o papel dos jornalistas.
Além da reunião do dia 15 próximo, as demais já estão definidas para os dias 21 e 29 de agosto e 4 e 12 de setembro (terças e quartas-feiras). Os delegados participantes devem necessariamente estar definidos até o dia 14 de setembro.
O evento, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), terá como tema principal o “Jornalismo e Trabalho no século XXI” e contará como patrono com o jornalista Audálio Dantas, ex-presidente do Sindicato e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) .
Escolha de delegados
Os delegados serão escolhidos nas reuniões preparatórias da sede, regionais ou locais de trabalho (com grupo maior ou igual a 10 profissionais, que devem comunicar a entidade da realização da reunião com 48 horas de antecedência). Todos devem, necessariamente, ser sindicalizados, estar quites com o Sindicato e só podem ser eleitos caso tenham participado ao menos de duas das reuniões preparatórias (na sede e regionais) ou forem eleitos nas redações.
O Congresso Estadual vai ocorrer na Colônia de Férias do Sindgasista “Ministro João Cleófas”, em Caraguatatuba (av. José Herculano, 55 – Porto Novo). A solenidade de abertura, assim como a homenagem ao jornalista Audálio Dantas, ocorrerá no Teatro Municipal da cidade, onde haverá também exposição de fotografias de profissionais associados à ARFOC-SP. Está prevista ainda para o dia 21 de setembro um ato oficial de instalação da Comissão Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.