Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Recordista no jornalismo, Henrique Nicolini morre aos 91 anos

Recordista no jornalismo, Henrique Nicolini morre aos 91 anos


Profissional entrou para o livro dos recordes no ano passado, quando completou 70 anos de jornalismo


O jornalista Henrique Nicolini, de 91 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (14), na capital paulista, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado desde o último dia 8 devido a uma infecção pulmonar. O velório ocorre no Cemitério do Morumbi e o enterro é nesta tarde, às 17h.

Em 2016, Nicolini entrou para o Guinness Book, por completar 70 anos dedicados à carreira jornalística, que começou em 1947, quando a edição da Gazeta Esportiva se tornou diária. Foi repórter e editor de esportes, cobriu os Jogos Pan Americanos de Buenos Aires (1951) e diversas Olimpíadas, entre as quais de Munique (1972), Seul (1988) e Barcelona (1992).

Além de jornalista, Nicolini foi nadador e técnico de natação, tinha licenciatura em Educação Física e Filosofia pela Universidade de São Paulo e era o mais antigo trabalhador da Fundação Cásper Líbero.

Recebeu da presidência da República a Ordem Nacional do Mérito Esportivo, o diploma de “Uma Vida Pelo Esporte Ético” do Comitê Olímpico Internacional e, na Assembleia Legislativa de São Paulo foi homenageado em março do ano passado, pelo recorde de 70 anos de jornalismo.

No aniversário dos 80 anos do Sindicato dos Jornalistas, Nicolini comemorou, ao lado de Paulo Zocchi, presidente da entidade (foto), o fato de ainda estar na ativa e escrevendo o blog “Além dos Fatos” no site da Gazeta Esportiva.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo expressa seu pesar pelo falecimento do companheiro Nicolini, destacando a relevância de suas mais de sete décadas de jornalismo que, certamente, são um exemplo para todos e todas nós.

Escrito por: Redação – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Cadu Bazilevski

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo