Os empregados e empregadas da EBC reunidos em assembleia geral extraordinária na quarta-feira (23) deliberaram pela DEFLAGRAÇAO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir da 0 hora da sexta-feira, dia 26/11.
A decisão foi motivada pela conduta recriminável da empresa, que desde o ano de 2020 não sinaliza para realização de uma efetiva negociação; tendo essa conduta, inclusive, sido repudiada pelo Vice-Presidente do TST durante processo de mediação conduzido por aquela Corte a pedido da própria EBC.
Durante a assembleia, os trabalhadores protestaram contra o descaso patronal, as sucessivas perdas salariais enfrentadas, a negativa da empresa em manter minimamente direitos que já constam em vários Acordos Coletivos de Trabalho e que representam conquista histórica da categoria.
Entre os cortes estão até estabilidade para mães que acabaram de retornar da licença-maternidade, auxílio a pessoas com deficiência, redução de hora noturna e liberações sindicais.
Os sindicatos e a Comissão de Empregados repudiam ainda a falta de retorno sobre a pauta de reivindicações e consideram que a atitude faz parte do conjunto de ações em prol do desmonte e privatização da empresa. O caminho agora é luta!
Sindicatos dos Radialistas e Jornalistas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo
Comissão de Empregados e Empregadas da EBC
Contatos para mais informações:
– Juliana Nunes – coordenadora do Sindicato dos Jornalistas do DF: 61 9249-7074
– Flávia Pinto Silva – diretora do Sindicato dos Radialistas do RJ: 21 99881-9652
– Carol Barreto – diretora do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio: 21 99955-7233
– Márcio Garoni – diretor da Federação Nacional dos Jornalistas: 11 98375-7035