A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) obteve importante vitória para os jornalistas que produzem o Portal R7, vinculado à Rede Record. É que eles voltarão a trabalhar na escala 3×1, ou seja, folgam três finais de semana e trabalham um. Anteriormente, cumpriam a 2×1 (folga dois e trabalha um).
Esta conquista ocorre em um momento importante em que os redatores e repórteres que trabalham em portais, muitas vezes, não são considerados jornalistas pelas empresas (o que não é o caso do R7). E são vinculados erroneamente ao Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas e Cursos de Informática (Sindiesp).
“É por isso que lutamos pela sindicalização dos jornalistas que trabalham em portais”, diz a secretária de Ação e Formação Sindical, Telê Cardim, cuja base é a Rede Record. Ela foi a dirigente que negociou a implantação da escala 3×1 com o R7. “É importante que estes profissionais se sindicalizem ao SJSP, por somente desta maneira se fortalece a luta e se obtém conquistas, não somente dentro da Record, como na categoria como um todo”, diz ela.