Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
RTV Cultura

116 demissões: Cresce mobilização contra cortes e precarização

Trabalhadoras(es) organizam nova assembleia para dia 18.
Redação - SJSP

Em assembleia na quarta-feira (11), jornalistas e radialistas da RTV Cultura decidiram intensificar a mobilização contra os cortes na programação e pessoal, além da precarização crescente das relações de trabalho na Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora da emissora.

A concentração aconteceu após reunião do Conselho Curador da fundação, que pautou o debate sobre o quadro de cortes diante da movimentação das(os) trabalhadoras(es), por meio de seus sindicatos.

Foram suspensos da programação da TV Cultura: Entrelinhas, Estação Livre, Brasil Mostra Sua Cara, Negros em Foco, Legião Estrangeira, Giro Econômico, Balaio e Na Cadência do Samba.

Com as suspensões e cancelamentos, a catástrofe da dispensa em massa de 116 trabalhadoras(es), sendo que, destes, 96 eram contratadas(os) como pessoas jurídicas (PJs) e 20 estavam em regime de CLT.

Em assembleia de grande adesão no dia 6 de setembro, organizada pelos sindicatos dos Jornalistas (SJSP) e dos Radialistas, as categorias decidiram iniciar um movimento.

Reunião do Conselho
Durante a reunião do Conselho Curador, a direção da FPA divulgou promessa do Governo do Estado de total ou parcial descontingenciamento no orçamento de custeio em até 30 dias. O governo também prometeu a volta dos programas suspensos e cancelados para grade da emissora e a reintegração de funcionários que sejam do interesse da fundação.

Conforme Luiza Moraes, representante das(os) trabalhadoras(es) no Conselho e diretora de ação sindical do Sindicato dos Jornalistas, a promessa envolve a possibilidade de recontratação de alguns celetistas por meio de contratos como Pjs. “Mesmo essas promessas insatisfatórias, que implicam no aumento da pejotização e precarização, foram condicionadas à recuperação de receitas publicitárias e ao descongestionamento dos valores referentes ao orçamento de custeio”.

Senta, que lá vem história
Há meses que funcionárias(os) ouvem que o orçamento de custeio foi 100% contingenciado pelo Governo Tarcísio. Mas agora, em ano eleitoral, a história é que a falta de receitas está ligada a publicidade e prestação de serviços para terceiros.

Enquanto isso, não se fala de contenção de gastos com diretores e chefes de alto escalão e a direção da FPA segue sem dar resposta aos sindicatos sobre os valores pagos nos contratos de pessoas físicas como se fossem pessoas jurídicas.

Assembleia por empregos, valorização salarial e contra desmonte
A assembleia do dia 11 decidiu integrar a luta contra cortes e precarização à campanha salarial que se inicia, com a entrega, à direção da FPA, da pauta de reivindicações com a inclusão de garantias para recontratação dos demitidos e para impedir dispensas em massa.

Na quarta-feira (18), às 13h, haverá nova assembleia para discutir os próximos passos na luta contra as demissões e da campanha salarial.

Todas e todos em defesa da RTV Cultura, de seu papel como emissora pública de comunicação e de seu maior patrimônio, que são as/os trabalhadoras(es)!

Veja como foi:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo