Nesta quinta-feira (19), os diretores da Regional Campinas, Marcos Aparecido Rodrigues, Reginaldo Euzebio e Márcia Quintanilha, juntamente com a secretária do interior, Solange Santana, visitaram as redações dos jornais O Liberal e Todo Dia, em Americana, para esclarecer sobre a campanha salarial 2022-2023.
Em diálogo com a categoria, a diretoria colocou o Sindicato à disposição dos jornalistas neste momento pós-pandemia.
A pauta da Campanha Salarial, aprovada em assembleia e entregue ao presidente do sindicato patronal (Sindjori), Paulo Almeida, no dia 1º de abril, inclui a recomposição da inflação, mais 3% de reajuste nas cláusulas econômicas e sociais, com exceção dos vales alimentação e refeição, cuja defasagem é muito grande: para o VA e VR, o pleito é a inflação e 10% de aumento real.
O Sindicato solicitou que, até dia 29 de abril, seja definida data da primeira mesa de negociação.
“A categoria, que deu sangue e suor durante a pandemia, não foi poupada de estar vivendo uma situação dramática, de acúmulo de perdas econômicas, entre outras. Num cenário de aumentos incessantes nos preços dos alimentos e combustíveis – itens que mais pesam no bolso dos trabalhadores – é muito importante iniciar o quanto antes as negociações”, afirma a secretária do Interior, Solange Santana.
Conforme a dirigente, novas visitas a redações já estão programadas no estado, com objetivo de fazer com que colegas que atuam em jornais e revistas do interior, litoral e Grande São Paulo se apropriem da pauta de reivindicações e lutem por ela, de maneira organizada, junto ao Sindicato.