Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Planejamento de Eventos para Assessoria de Imprensa

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição

 

cursos2

 

 

Como elaborar uma coletiva de sucesso e gerar visibilidade antes e depois de sua realização

A quem se destina: jornalistas, estudantes de Jornalismo e demais profissionais de Comunicação

Dia: 01 de novembro, sábado, das 9h00 às 18h00 (com intervalo de 1 hora para almoço) – 8 h/aulas

Vagas: 25

Local do curso: Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, próximo do metrô Ana Rosa (linha azul). 

 

Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br

solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb, empresa onde trabalha, função  e telefones para contato

Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando

Os que já fizeram cursos no Sindicato, basta informar os telefones de contato.

 

A pré-inscrição garante a vaga até 24/10/2014, último dia para pagamento.

Valores:

Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados

R$ 140,00 à vista ou em 2 parcelas.

 

Para jornalistas não sindicalizados e estudantes de Jornalismo não pré-sindicalizados:

R$ 210,00 à vista ou em 2 parcelas.

 

Obs.: Despesa com almoço é por conta do participante

 

ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação

 

Descrição do curso: a Assessoria de Imprensa é uma área estratégica para legitimar e fortalecer a credibilidade de empresas, causas, marcas ou produtos. Um dos principais instrumentos para desenvolver relacionamento com jornalistas é a realização de coletivas de Imprensa, presencial ou virtualmente. O assessor de Imprensa é responsável por gerenciar a reputação e a imagem de uma marca, empresa ou organização, perante os veículos de comunicação, estabelecendo relacionamento de confiança com repórteres, pauteiros, produtores e editores, transmitindo informação qualificada e preparando o ambiente para que isso aconteça. O curso tem o objetivo de oferecer os principais conceitos de planejamento de eventos na organização de coletivas de Imprensa, bem como seu uso estratégico e geração de resultados antes e depois de sua realização.

 

Metodologia: o curso de Planejamento de Eventos para Assessoria de Imprensa contribui na formação do participante para organização de coletivas de Imprensa, a partir de conhecimento teórico, estudo de caso e trabalho de grupo.

 

Conteúdo

 O evento como experiência de marca;

 Planejamento de Eventos: Por quê – O quê – Para quem – Onde – Quando – De que forma;

 Gestão de Equipe e de Fornecedores na realização de um evento;

 Preparação de Porta-vozes para coletivas de Imprensa (alinhamento de discursos, elaboração de Q&A: perguntas e respostas);

 Abordagem de Jornalistas para coletiva de Imprensa;

 Coletiva de Imprensa Regional;

 Uso de entrevista antes e depois da coletiva: exclusiva, coletiva, off; individual;

 Ferramentas de Assessoria de Imprensa para coletivas:

  • criação de press-kit, release, sugestão de pauta e nota para a Imprensa,
  • elaboração de mailing;
  • envio de releases;
  • follow-up de uma sugestão de pauta (acompanhamento);
  • Hangout, vídeo-release, conference call;
  • clipagem de notícias.

 Perspectivas da Profissão na era digital;

 Apresentação de Casos de Sucesso;

 Discussão e trabalho em grupo.

 

Docente: Dario Vedana é jornalista e mestrando em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, com Certificate in Marketing Management pelo Insper Ibmec São Paulo. Possui mais de 12 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação, Gestão de Marca, Mídia e Assessoria de Imprensa e Educação, adquirida em empresas dos segmentos financeiros (banco, financeira, seguro e previdência), varejo, comércio varejista e atacadista, construção civil, farmacêutico, tecnologia e terceiro setor. O jornalista atuou diretamente em Assessoria de Imprensa, com passagens pelo Unibanco, Unibanco AIG e FSB Comunicações (no atendimento às contas de Makro Atacadista, Cetelem, Método Engenharia, Liberty Seguros, Indiana Seguros, Bematech). Também atuou em Inteligência de Mercado na Bristol-Myers Squibb e foi Gerente de Marketing da FAPCOM. É palestrante, professor convidado para cursos em instituições de ensino e fundador da Inovando Mais, empresa de Marketing, Comunicação, Assessoria de Imprensa e Educação, com atuação em projetos para clientes, como: iba (Editora Abril), Tecnisa, CAIXA Crescer, Universidade Buscapé Company, HSM Educação, Óculos SHOP, Cred- System, Munddo Distribuidora, Hoga Construções, Tapix, Triple S, Rykte, MegaJogos.

 

 

Bibliografia

CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial, a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. Ed. Best Seller. KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. Editora Ática.

DIMENSTEIN, Gilberto e KOTSCHO, Ricardo. A aventura da reportagem. Summus Editorial.

NASSAR, Paulo e FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. Ed. Brasiliense (Coleção primeiros passos n.º 297)

KELLER, Kevin Lane e MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. Ed. Pearson.

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. Ed. Summus

LOPES, Marilene. Quem tem medo de ser notícia? Ed. Makron Books

NOGUEIRA, Nemércio. Media training. Cultura Editores Associados

CHURCHILL, Gilbert A. Jr. e PETER, J. Paul. Marketing. Marketing: criando valor para os clients. Editora Saraiva.

VILLELA, Regina. Quem tem medo da Imprensa? Ed. Campus.

SANER, Raymond. O negociador experiente. Editora SENAC São Paulo.

LEMPEREUR, Alain Pekar; SEBENIUS, James e DUZERT, Yann Igor Pierre G. Manual de Negociações Complexas. FGV Editora.

 

Para pagamento:

No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15  às 11h45 ou das 13h15 às 17h45

ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9

Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,

CNPJ 62.584.230/0001-00

Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240

 

PARA PAGAMENTO PARCELADO:  SOMENTE NO CARTÃO DE CRÉDITO. Consulte o Departamento de Formação.

 

Atenção: Em caso de desistência:

–   antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;

também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo