Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Encontro CPAJAI – Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição


GRATUITO

Dia 18 de março, sábado, das 10h00 às 12h00

Auditório Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque, sede do Sindicato

Resgatar a trajetória da Comissão que foi criada no final dos anos 70, na gestão do então presidente do Sindicato, jornalista Audálio Dantas, com a missão de discutir e trabalhar temas relativos à Assessoria de Imprensa, organizando encontros, oficinas e debates, e sempre com o apoio do Sindicato, incluindo as negociações salariais, ajudando a conquistar o melhor acordo coletivo de toda a categoria profissional.

O encontro do dia 18, contará com as palestras dos jornalistas Eduardo Ribeiro e Paulo Vieira Lima (Mega Brasil), companheiros fundadores da Comissão.

A mediação ficará por conta da jornalista Denise Fon. A participação é aberta  e gratuita. Os interessados deverão se inscrever em cursos@sjsp.org.br encaminhando os dados: nome completo, data de nascimento, formação, empresa onde trabalha, função e telefones para contato.

Mais informações com Marlene, de segunda à sexta, das 11h00 às 14h00 ou das 15h00 às 17h30, telefone (11) 3217 6294.

Saiba Mais:

Eduardo Ribeiro, jornalista formado pela FAAP em 1977. Iniciou a carreira na Editora Abril, onde atuou nas revistas TV Guia e Casa Claudia.  Foi repórter da Editora Pini por 2 anos. Em 1980, iniciou a jornada em assessoria de imprensa, na Villares, onde ficou por seis anos. Nesse mesmo período, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas, coordenando a então Comissão dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, período em que foi editado o Manual de Assessoria de Imprensa. Passou pelo Sindipeças, de 1986 a 1992, Grupo Arteb, de 1992 a 1995, ano em que passou a atuar por conta própria nas empresas Mega Brasil e Jornalistas Editora. Na primeira, criou e dirige o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, já na vigésima edição; e, na segunda, a newsletter Jornalistas&Cia, que completou em setembro passado 21 anos de vida. Em março de 2016 recebeu a Medalha Anchieta da Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Paulo Vieira Lima, jornalista formado pela Cásper Líbero, com especialização em Marketing pela ESPM. Produtor e apresentador de programas do Sistema de Rádio Online da Mega Brasil Comunicação. Foi editor de texto dos telejornais da Rede Cultura de Televisão de São Paulo e de pauta do Sistema Globo de Rádio, ex-Assessor de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e atuou na Assessoria de Comunicação da ADVB – Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil, na Unimed Paulistana e no Grupo Cacique. Foi professor e coordenador do Centro de Comunicação e Letras da Universidade de Guarulhos. Integrou o grupo que elaborou o número zero da publicação do Manual de Assessoria de Imprensa editado pela Federação Nacional dos Jornalistas. Trabalhou no jornal Brasil Econômico  onde criou e editou a coluna Poder de Compra.

Sobre a CPAJAI – Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa – foi criada no final dos anos 70, na gestão do então presidente do Sindicato, o jornalista Audálio Dantas e, há mais de três décadas, tem contribuído para esclarecer e discutir aspectos profissionais da função do assessor de imprensa, dentro do universo do Jornalismo.

Já teve como coordenadores companheiros lendários da história sindical como Denise Santana Fon, Paulo Vieira Lima, Mara Ribeiro, Lourdes Augusto, Sylvio Micelli, entre outros.

Hoje está sob a coordenação do jornalista João Luiz Marques, desde 2016, e conta com membros efetivos: Márcia Regina Quintanilha, Denise Fon, Elke Muniz e Evany Sessa.

A CPAJAI é aberta e todos podem participar de suas reuniões e discussões, bem como, por meio do Facebook, apresentar sugestões para que os temas sejam discutidos profissional e politicamente dentro da esfera de atuação do jornalista no Brasil.



também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo