Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Assessoria de Imprensa e Crise

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição



Período: 26 a 30 de maio de 2014, das 19h00 às 22h30

Dias das aulas: 26, 27, 28, 29 e 30 de maio, segunda à sexta

Vagas: 30

Local do curso: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (a 15 minutos do metrô Santa Cecília)

18H/AULAS

  

Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br

solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb e telefones para contato

Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando

 

A pré-inscrição garante a vaga até 21/05/2014, último dia para pagamento.

Valores:

Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados

R$ 200,00 à vista ou em até 3 parcelas

Para jornalistas não sindicalizados e estudantes de Jornalismo não pré-sindicalizados:

R$ 270,00 à vista ou em até 3 parcelas

 

 ATENÇÃO

Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação

Objetivo do curso:

 

Levar aos participantes as mais importantes táticas do trabalho de Assessoria de Imprensa, ou seja, o ‘ataque’, quando a Assessoria investe na mídia, em busca de espaços para consolidar a imagem institucional do assessorado. De outro lado, o estudo da posição de ‘defesa’, quando a Assessoria faz o atendimento à imprensa, sobretudo nos cenários de crise. Não escapam ao curso a preparação das fontes, bem como o estudo de casos de crise, que ajudarão os participantes a empreender reações nas adversidades.

 

Programa:

  Notícia: matéria-prima das assessorias

  Visão das organizações

  Montagem do press-release

  Prospectar espaços na imprensa

  A arte de acompanhar entrevistas

  Media Training: a preparação das fontes

  Gerenciamento de Crises de Comunicação

  Crise em Mídias Sociais

  Padrões recorrentes de uma crise

  Case do Airbus da TAM

 

Docente:

GILBERTO LORENZON é jornalista e professor convidado da Pós-Graduação da Uninove onde leciona Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Assessoria de Imprensa e Media Training.É professor de Assessoria de Imprensa no Senac e ministra Media Training para organizações filiadas ao IPAZ – International Peace Agency, instituição ligada à Unesco.

Lecionou na Cásper Líbero na equipe de Gaudêncio Torquato e Edvaldo Pereira Lima. Fez parte do júri do 31º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Foi assessor de imprensa da CET – Cia. de Engenharia de Tráfego, de São Paulo, e da CPTM – Cia. Paulista de Trens Metropolitanos, do governo de São Paulo. Com Alberto Mawakdiye, escreveu o ‘Manual de Assessoria de Imprensa’, pela Editora Mantiqueira. O livro tornou-se referência em universidades e em redações de empresas públicas e privadas.

BIBLIOGRAFIA

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, 2000.

DUARTE, Jorge. Assessoria De Imprensa E Relacionamento Com A Mídia. Barueri: Manole, 2003. 

LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual De Assessoria De Imprensa. São Paulo. Editora Mantiqueira, 2003.

NASSAR, Paulo (org). Comunicação Interna: a força das empresas (Vol 1). São Paulo: Aberje, 2003.

NOGUEIRA, Nemércio. Media Training. São Paulo. Cultura Editores Associados, 1999. 

ROSA, Mario. A Síndrome De Aquiles – Como lidar Com As Crises De Imagem. São Paulo. Editora Gente, 2001.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado De Comunicação Organizacional e Política. São Paulo. Thomson. 2004.

Obs: Será adotado o “Manual de Assessoria de Imprensa”, Ed. Mantiqueira (R$ 21).

 

Para pagamento:

No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 11h00 às 12h00 ou das 13h15 às 17h45

ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9

Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,

CNPJ 62.584.230/0001-00

Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240.

 Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.

Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.

ACEITAMOS CARTÃO DE CRÉDITO: Consulte o Departamento de Formação.

 

CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.

 

Atenção: Em caso de desistência:

–   antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;

–   após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;

–   com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.  

 

 

também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo