Período: 26 a 30 de maio de 2014, das 19h00 às 22h30
Dias das aulas: 26, 27, 28, 29 e 30 de maio, segunda à sexta
Vagas: 30
Local do curso: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (a 15 minutos do metrô Santa Cecília)
18H/AULAS
Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br
solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb e telefones para contato
Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando
A pré-inscrição garante a vaga até 21/05/2014, último dia para pagamento.
Valores:
Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados
R$ 200,00 à vista ou em até 3 parcelas
Para jornalistas não sindicalizados e estudantes de Jornalismo não pré-sindicalizados:
R$ 270,00 à vista ou em até 3 parcelas
ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação
Objetivo do curso:
Levar aos participantes as mais importantes táticas do trabalho de Assessoria de Imprensa, ou seja, o ‘ataque’, quando a Assessoria investe na mídia, em busca de espaços para consolidar a imagem institucional do assessorado. De outro lado, o estudo da posição de ‘defesa’, quando a Assessoria faz o atendimento à imprensa, sobretudo nos cenários de crise. Não escapam ao curso a preparação das fontes, bem como o estudo de casos de crise, que ajudarão os participantes a empreender reações nas adversidades.
Programa:
Notícia: matéria-prima das assessorias
Visão das organizações
Montagem do press-release
Prospectar espaços na imprensa
A arte de acompanhar entrevistas
Media Training: a preparação das fontes
Gerenciamento de Crises de Comunicação
Crise em Mídias Sociais
Padrões recorrentes de uma crise
Case do Airbus da TAM
Docente:
GILBERTO LORENZON é jornalista e professor convidado da Pós-Graduação da Uninove onde leciona Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Assessoria de Imprensa e Media Training.É professor de Assessoria de Imprensa no Senac e ministra Media Training para organizações filiadas ao IPAZ – International Peace Agency, instituição ligada à Unesco.
Lecionou na Cásper Líbero na equipe de Gaudêncio Torquato e Edvaldo Pereira Lima. Fez parte do júri do 31º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Foi assessor de imprensa da CET – Cia. de Engenharia de Tráfego, de São Paulo, e da CPTM – Cia. Paulista de Trens Metropolitanos, do governo de São Paulo. Com Alberto Mawakdiye, escreveu o ‘Manual de Assessoria de Imprensa’, pela Editora Mantiqueira. O livro tornou-se referência em universidades e em redações de empresas públicas e privadas.
BIBLIOGRAFIA
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, 2000.
DUARTE, Jorge. Assessoria De Imprensa E Relacionamento Com A Mídia. Barueri: Manole, 2003.
LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual De Assessoria De Imprensa. São Paulo. Editora Mantiqueira, 2003.
NASSAR, Paulo (org). Comunicação Interna: a força das empresas (Vol 1). São Paulo: Aberje, 2003.
NOGUEIRA, Nemércio. Media Training. São Paulo. Cultura Editores Associados, 1999.
ROSA, Mario. A Síndrome De Aquiles – Como lidar Com As Crises De Imagem. São Paulo. Editora Gente, 2001.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado De Comunicação Organizacional e Política. São Paulo. Thomson. 2004.
Obs: Será adotado o “Manual de Assessoria de Imprensa”, Ed. Mantiqueira (R$ 21).
Para pagamento:
No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 11h00 às 12h00 ou das 13h15 às 17h45
ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9
Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,
CNPJ 62.584.230/0001-00
Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240.
Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.
Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.
ACEITAMOS CARTÃO DE CRÉDITO: Consulte o Departamento de Formação.
CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.
Atenção: Em caso de desistência:
– antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;
– após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;
– com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.