O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) aposta na organização dos jornalistas a partir dos locais de trabalho e no fortalecimento da luta para defender direitos e conquistas da categoria. Mas, em busca de uma rentabilidade maior ou como saída mais fácil para dificuldades, os patrões insistem na precarização das condições de trabalho, com contratos fraudulentos – como PJs e frilas fixos – e redações enxutas, gerando desemprego.
Se nossa categoria já era uma das mais atingidas pela pejotização no ambiente profissional, pouco mais de um ano depois da “reforma” trabalhista certamente é uma das mais atingidas pela flexibilização dos contratos formais de trabalho, demissões em massa, fechamento de publicações, atrasos no pagamento de salários, reforço do clima de assédio moral, da exposição à violência e intimidações.
Nesse cenário, a resposta do SJSP é a constante presença nas redações, na defesa da unidade e da resistência, para construir um Sindicato cada vez mais forte, legitimado nas bases e no aumento do número de sindicalizados.
Só com a participação de todos e todas – profissionais de jornais, revistas, portais, assessorias de imprensa, rádios e TVs – no cotidiano da entidade e na tomada de decisões coletivas é que vamos garantir um Sindicato forte, com unidade e luta, sobrevivendo basicamente das mensalidades espontâneas dos filiados para assegurar conquistas para os jornalistas.