Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas visita redações em Santos

Sindicato dos Jornalistas visita redações em Santos


Impacto da reforma trabalhista foi uma das principais pautas do diálogo com os profissionais


Diretores regionais e Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), visitaram redações na cidade de Santos na última quarta-feira (23). Na ocasião, os sindicalistas estiveram no jornal A Tribuna, na TV Tribuna, no Diário do Litoral e na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Santos.

Os impactos da reforma trabalhista sobre os jornalistas foi um dos temas principais do debate na redação dos jornais Tribuna e Diário da Região, pois as mudanças na legislação podem levar desde a desregulamentação da jornada diferenciada até demissões em massa sem diálogo prévio com o Sindicato.

Para esclarecer e orientar a categoria sobre as mudanças trazidas pela reforma, o SJSP realizará um seminário no próximo 21 de outubro, na sede da entidade, no centro paulistano.

Na assessoria de imprensa da prefeitura santista, os riscos e perdas que a terceirização traz aos jornalistas estiveram na pauta. Na TV Tribuna, os sindicalistas dialogaram sobre a preparação para a Campanha Salarial de Rádio e TV, que tem data base no próximo 1º de dezembro.

Na avaliação dos dirigentes, as visitas e o diálogo com os jornalistas foram bastante produtivos, sobretudo diante das dúvidas sobre as alterações na legislação trabalhista. Contudo, os sindicalistas lamentaram a atitude da direção da TV Record de proibir que a visita se realizasse também na redação da emissora.

Em nota, a Regional Santos do SJSP demonstrou indignação com o ocorrido e destacou que a medida deixou claro “que a direção da TV Record é a única que não respeita o livre exercício da atividade sindical, resguardado pelo Constituição brasileira”.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Luigi Bongiovanni

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo