Impacto da reforma trabalhista foi uma das principais pautas do diálogo com os profissionais
Diretores regionais e Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), visitaram redações na cidade de Santos na última quarta-feira (23). Na ocasião, os sindicalistas estiveram no jornal A Tribuna, na TV Tribuna, no Diário do Litoral e na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Santos.
Os impactos da reforma trabalhista sobre os jornalistas foi um dos temas principais do debate na redação dos jornais Tribuna e Diário da Região, pois as mudanças na legislação podem levar desde a desregulamentação da jornada diferenciada até demissões em massa sem diálogo prévio com o Sindicato.
Para esclarecer e orientar a categoria sobre as mudanças trazidas pela reforma, o SJSP realizará um seminário no próximo 21 de outubro, na sede da entidade, no centro paulistano.
Na assessoria de imprensa da prefeitura santista, os riscos e perdas que a terceirização traz aos jornalistas estiveram na pauta. Na TV Tribuna, os sindicalistas dialogaram sobre a preparação para a Campanha Salarial de Rádio e TV, que tem data base no próximo 1º de dezembro.
Na avaliação dos dirigentes, as visitas e o diálogo com os jornalistas foram bastante produtivos, sobretudo diante das dúvidas sobre as alterações na legislação trabalhista. Contudo, os sindicalistas lamentaram a atitude da direção da TV Record de proibir que a visita se realizasse também na redação da emissora.
Em nota, a Regional Santos do SJSP demonstrou indignação com o ocorrido e destacou que a medida deixou claro “que a direção da TV Record é a única que não respeita o livre exercício da atividade sindical, resguardado pelo Constituição brasileira”.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Luigi Bongiovanni