Vale do Paraíba: mesa redonda na DRT contra irregularidades

Nesta sexta-feira (dia 6), no período da manhã, acontecem as mesas redondas na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São José dos Campos para discutir a situação de...

Nesta sexta-feira (dia 6), no período da manhã, acontecem as mesas redondas na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São José dos Campos para discutir a situação de diversas empresas do Vale do Paraíba e região, que estão descumprindo a legislação trabalhista e prejudicando os funcionários.

A Regional Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte do Sindicato solicitou as mesas redondas com a TV Vanguarda (TV Globo local), BandVale (TV Bandeirantes regional) e jornal O Vale por que, segundo denúncias dos jornalistas, é comum nestas empresas haver o desvio e acúmulo de função, com repórteres cinematográficos realizando tarefas de motorista. Também há irregularidades como o descumprimento do piso salarial da categoria (trabalhadores que ganham abaixo dele), irregularidades no tipo de contratação (há informações de que na TV Vanguarda, por exemplo, utiliza estagiários para funções jornalísticas) e também extrapolação da jornada de trabalho - no jornal O Vale, os trabalhadores têm cumprido jornadas de mais de 10 horas.
 

Segundo a diretora da Regional, Neusa Melo, o Sindicato vai exigir que as empresas cumpram a legislação trabalhista, colocando fim às irregularidades. "As denúncias dos trabalhadores estão se sucedendo e é necessário que o Ministério do Trabalho faça com que as empresas de Comunicação cumpram a lei", disse.