Vale do Paraíba: direção faz visitas às redações pela Campanha Salarial

A Regional do Sindicato dos Jornalistas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira iniciou nesta terça-feira, 5, as atividades de mobilização da categoria para a...

A Regional do Sindicato dos Jornalistas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira iniciou nesta terça-feira, 5, as atividades de mobilização da categoria para a Campanha Salarial de Jornais, Revistas e Assessorias de imprensa 2012. A primeira rodada de visitas aconteceu nas redações de O Vale e Bom Dia, de São José dos Campos.

Neusa Melo, dirigente regional, esclareceu alguns pontos de pautas, principalmente em relação às cláusulas econômicas, no que se referem à equiparação salarial do piso do Interior com a Capital e o aumento real.

Melhores condições de trabalho, respeito à jornada, adicional para trabalho multiplataforma e mais direitos, como licença-maternidade de seis meses, ainda não colocada em prática pela maioria das redações, e auxílio creche também para os pais, foram pontos debatidos e esclarecidos.

Adicional de 50% no pagamento para jornalistas de imagem, ou seja, repórteres fotográficos e cinematográficos, que utilizam equipamentos com mais de 3 quilos, fato que acaba causando problemas de saúde, foi o ponto de pauta mais discutido com o setor de fotografia das duas redações. Hoje, os profissionais usam equipamentos que ultrapassam o dobro deste peso.

Esse importante ponto de pauta foi baseado no projeto do deputado Marco Maia (PT/RS), que tramita no Congresso Nacional.

Nas cláusulas sociais, a inclusão na pauta de negociação da exigência do cumprimento da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que impede demissões imotivadas, despertou a atenção dos jornalistas, já que é um assunto pouco debatido.

As visitas continuam nas redações de jornais de Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Guará, entre outras cidades do Vale Histórico e do Litoral Norte para esclarecer os pontos de pauta e fortalecer a mobilização da categoria, já que as rodadas de negociações começam no próximo dia 14, em São Paulo.