|| Unidade 408 || Boletim

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

SJSP oferece cursos de formação profissional

Para contribuir com a formação profissional da categoria, o Sindicato, em parceria com o Programa De Olho na Rede, oferece cursos online em 2021. O curso “Estratégias de utilização das redes sociais” acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2021, das 20h às 21h30. Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, acontece o curso “Assessoria de Imprensa e Presença Digital”. Sindicalizados têm desconto.

Saiba mais: sympla.com.br/ jornalistasSP

Violência contra jornalistas...

O SJSP lamentou e repudiou os ataques sofridos pela categoria. A jornalista Maria Tereza Cruz foi vítima de diversos ataques nas redes sociais feito por perfis de extrema-direita, após manifestar sua opinião pessoal sobre os atos contra a rede Carrefour, realizados em decorrência do assassinato de um homem negro em uma loja da rede. O repórter Arthur Stabile, da Ponte Jornalismo, foi atacado por gás de pimenta por um Guarda Civil Municipal de Diadema, no ABC Paulista, durante a cobertura de um ato. 

... e contra a liberdade de imprensa

A regional ABCD repudiou o ataque à liberdade de imprensa que ocorreu em Ribeirão Pires. Integrantes da campanha do candidato Kiko Teixeira (PSDB) agrediram os funcionários do jornal Diário de Ribeirão Pires que distribuíam a versão impressa do jornal. A edição trazia uma matéria que informava que os votos no candidato não seriam validados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro é condenado por ataque a jornalista

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi condenado, em primeira instância, a indenizar em R$ 10 mil a jornalista Bianca Santana pelo dano causado à sua honra. A profissional foi acusada por ele de escrever fake news em maio durante uma transmissão pelas redes sociais. Em junho, Bolsonaro chegou a desculpar-se, afirmando que mencionar a jornalista havia sido um equívoco. O pedido de desculpas antecipado e apagar o vídeo que a citava resultou em uma condenação parcial. A ação movida por Bianca pedia R$ 50 mil de indenização. A indenização será doada para o Instituto Marielle Franco.

Jornalistas da RAC fazem greve por 24 horas

Com atraso salarial de 20 meses, jornalistas da RAC fizeram greve por 24 horas. Com a paralisação, a edição do Correio Popular não circulou na quinta-feira (17).