Uberização do trabalho do jornalista é tema de debate promovido pelo SJSP

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

“Jornalismo e uberização” é o tema de debate promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) neste mês de abril. O encontro contará com a presença de Paulo Lima “Gallo” (entregadores antifascistas), importante liderança social e crítico da plataformização do trabalho. O evento acontecerá no dia 15 de abril (quinta-feira) às 20h00 (Facebook e Youtube do sindicato). A proposta é discutir o impacto das plataformas digitais e das mudanças no mundo do trabalho na atividade jornalística. A iniciativa é uma realização da Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional (Corfep) e procura atender à demanda apresentada pela categoria em reuniões setoriais com a base.

As “mesas de debate” fazem parte de uma série de ações da CORFEP que visam discutir as particularidades e desafios encontrados pelos jornalistas na atualidade. A digitalização das redações, o avanço das plataformas e a diminuição do vínculo trabalhista formal tem alterado profundamente a atividade do jornalista profissional, precarizando as relações de trabalho e impondo novas formas de atuação, muitas vezes em setores antes não ocupados por esses profissionais. Entender essa nova realidade é importante tanto para o jornalista profissional quanto para o Sindicato, que busca constantemente adequar suas ações de combate à precarização e valorização do exercício profissional a partir das demandas apresentadas pela categoria.

Convidado
Paulo Roberto da Silva Lima (Gallo) é uma das principais vozes do movimento de entregadores antifascistas. Atua ativamente na luta contra a precarização da atividade dos entregadores, aprofundada pelas plataformas digitais. Participou do “breque dos apps”, movimento que causou grande impacto social e chamou atenção para as condições de trabalho dos entregadores por aplicativos.

Jornalismo e Uberização
Convidados: Paulo Lima “Gallo” (entregadores antifascistas)
Quinta-feira (8 de abril) – 20h00
Facebook e Youtube do SJSP