SJSP organiza manifestações em Santos, Campinas e Americana

 
 

 
Chegaram ao fim, na última quinta-feira, dia 11, as manifestações que os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)...

 

 

protestosantosprotestosantos

 

Chegaram ao fim, na última quinta-feira, dia 11, as manifestações que os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) organizaram para convencer os donos de jornais do Interior e Litoral a melhorar a proposta salarial que enfrenta dificuldades de negociação na Campanha Salarial de 2012. Os atos começaram na terça-feira, dia 10, em Sorocaba (vide matéria neste sitio) e terminaram em Santos.

Nos protestos, os dirigentes procuraram conversar com os jornalistas e expor as dificuldades que a entidade encontra para negociar com os patrões. Além disso, foi abordada a importância de uma maior participação e mobilização por parte da categoria. 

Na quarta-feira, dia 10, a direção do SJSP esteve em Americana, onde os dirigentes entraram nas redações dos jornais O Liberal e Todo Dia. Puderam conversar com os trabalhadores, explicar a situação difícil em que se encontra a Campanha Salarial do Interior e Litoral e ouvir as dúvidas dos jornalistas.

No mesmo dia, os dirigentes também estiveram em Campinas, na RAC, mas não foram autorizados a entrar na redação para falar com os jornalistas. Por este motivo, ligaram a caixa e falaram em alto e bom som para que todos, trabalhadores, diretoria e quem passasse na rua, pudessem ouvir o quanto os patrões exploram seus trabalhadores, os mesmos responsáveis pela elaboração dos principais jornais da cidade.

Em Campinas, as manifestações foram organizadas pelos dirigentes Lílian Parise, secretária de Comunicação e Cultura do SJSP e da CUT/SP, Agildo Nogueira, diretor da Regional de Campinas, José Eduardo, responsável pela Grande São Paulo, Edna Madalozzo e Djalma Santos, da diretoria de base da região.

Já no último dia de protestos, na sexta-feira, dia 11, foi a vez do jornal A Tribuna, em Santos. Nesse dia, não foi só a chuva que tentou atrapalhar o ato, mas também a direção do Jornal, que além de não autorizar a entrada dos dirigentes, fez jogo duro com os trabalhadores. 

O presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), participou pessoalmente desta manifestação, uma vez que, além da questão salarial, há em Santos o problema da demissão do diretor de base da Regional, Eraldo Santos, demitido do jornal A Tribuna 11 meses antes de se aposentar. Também participaram da  manifestação o diretor da Regional de Santos, Carlos Alberto Ratton, além dos dirigentes José Eduardo e Fabiana Caramez. Os dirigentes, além do ato político em frente ao jornal, distribuíram panfletos a todos que passavam pela movimentava Rua João Pessoa, no centro de Santos.

A diretoria do SJSP aguarda agora uma posição do sindicato patronal sobre a melhoria na proposta, que será submetida a novo Plebiscito.


protestocampinasprotestocampinas

 

 

Foto 1- Dirigentes em frente ao jornal A Tribuna, em Santos - Bárbara Barbosa

Foto 2 - Dirigentes do lado de fora da RAC, em Campinas - Bárbara Barbosa