Sindicato e Fenaj denunciam ataque à jornalista por vereadora de Bauru

Por Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Sāo Paulo (SJSP), por meio da Regional Bauru, e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam a declaração pública da vereadora Chiara Ranieri (União Brasil) colocando sob suspeita a imparcialidade da jornalista Tânia Morbi na cobertura da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Bauru, em que vereadores decidiram pela não cassação do mandato da prefeita de Bauru Suéllen Rosim (PSC), na terça-feira, dia 20.

Durante sua fala, na sessão da Câmara realizada no dia posterior, quarta-feira (21), a vereadora Chiara levantou suspeita sobre o trabalho de Tânia, insinuando parcialidade da profissional na cobertura do fato político de Bauru pelo fato de Tânia ter trabalhado, em Agudos, com o atual chefe de gabinete da prefeita de Bauru. À época, Tânia atuava como assessora de imprensa da Prefeitura de Agudos e Rafael Lima, atual chefe de gabinete de Suéllen Rosim, era secretário de Educação naquele município. Tânia possui mais de 30 anos de carreira trabalhando em diversos setores e veículos de comunicação da região de Bauru e, atualmente, atua como repórter do Jornal da Cidade de Bauru.

A lamentável declaração de Chiara ocorreu na sessão ordinária do Legislativo bauruense em formato híbrido (online e presencial), transmitida ao vivo pela TV e Rádio Câmara e no canal do Legislativo no YouTube.

A fala de Chiara Ranieri se soma a inúmeras agressões sofridas por jornalistas, em especial mulheres, e em um momento em que crescem as tentativas de censura, intimidação, agressões, ataques físicos e virtuais contra as e os jornalistas, especialmente durante o período eleitoral. O Sindicato dos Jornalistas promove Ato unificado em  Defesa do Jornalismo e da Democracia na próxima terça-feira, dia 27, no auditório da PUC, em São Paulo, junto a entidades jornalísticas e organizações que defendem a liberdade de imprensa e os direitos humanos. Desde abril, o Sindicato e suas regionais promovem assinaturas de candidatos às eleições de 2022 na adesão ao Pacto Pelo Fim da Violência Contra Jornalistas, importante documento em que assumem o compromisso público de se opor a qualquer forma de agressão aos profissionais de imprensa.

Bauru, 22 de setembro de 2022

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)