Sindicato chama reuniões setoriais para discutir atividade das(os) jornalistas

Reuniões fazem parte de ações promovidas pelo sindicato para abrir diálogo com jornalistas e formular propostas de atuação da entidade

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Repórteres cinematográficos, fotógrafas(os), diagramadoras(es) e ilustradoras(es). Foi-se o tempo em que essas eram as únicas funções jornalísticas que demandavam a atenção das “Corfeps” (Comissões para registro e fiscalização da atividade profissional) dos sindicatos dos jornalistas pelo Brasil a fora. Com a mudança do mundo do trabalho, uma parte significativa dos profissionais formados em jornalismo (ou muitas vezes mesmo sem o diploma) passaram a atuar em diferentes áreas, em diferentes funções, por vezes sobrepondo ou acumulando diversas atividades do “fazer” jornalístico. Com o objetivo de entender essas mudanças e buscar medidas para melhor defender a categoria que o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo busca, através de reuniões setoriais, entender as particularidades da atividade das(os) jornalistas profissionais com o objetivo de construir uma melhor representação na categoria.

As reuniões setoriais visam discutir os problemas e as particularidades de determinadas funções no jornalismo. Quais são os problemas encontrados pelos fotógrafos da capital paulista? Quais as particularidades que existe no trabalho de assessores no interior paulista? Buscando essas respostas que o Sindicato, via Corfep, inicia nesta sexta-feira (26) reuniões especificas com a categoria para ouvir os trabalhadores, levantar os problemas e traçar estratégias de ação para atuar contra a precarização do trabalho do profissional.

As reuniões têm como ponto de partida funções desenvolvidas pelos jornalistas que muitas vezes fogem do vínculo formal, como repórteres fotográficos, ilustradores, diagramadores/designers, repórteres cinematográficos e assessores de imprensa. Porém, o objetivo é que se avance para outros setores onde hoje já se identifica participação maciça de jornalistas, como portais de notícias online e agências de marketing digital.

Setorial na Baixada Santista

As reuniões serão realizadas a noite (19h30) neste primeiro momento ainda de maneira remota, respeitando o distanciamento social. Importante lembrar que esses encontros não serão transmitidos pelas redes sociais, respeitando a privacidade dos participantes.

Na sexta-feira (26), o sindicato convida as(os) jornalistas que atuam nas assessorias da Baixada Santista, litoral sul e vale do ribeira para participar da “Setorial”, buscando discutir os problemas encontrados pelos profissionais na região da baixada. Os diretores Eduardo Viné (Corfep) e Solange Santana (diretora regional) conduzirão a reunião. É importante a participação de todas(os).

Para participar da reunião, peça o link para (11) 97696-1908 ou (13) 99755-5393.