Proposta de Acordo Coletivo no UOL será debatida em assembleia na próxima terça-feira (23), às 14h

Sindicato convoca jornalistas do UOL a discutirem um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a empresa

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

O Sindicato dos Jornalistas organizará uma assembleia virtual com as e os jornalistas que trabalham no UOL para o estabelecimento de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a empresa. A reunião ocorrerá na terça-feira, 23 de novembro, às 14h. 

O Acordo Coletivo é aquele firmado entre o sindicato dos trabalhadores e uma empresa, enquanto a Convenção Coletiva é assinada entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal de determinado setor econômico, e deve ser seguido por todas as empresas deste segmento.

Por decisão própria, o UOL historicamente estende parte das cláusulas da convenção coletiva de Jornais e Revistas da Capital aos seus jornalistas, como na questão dos reajustes salariais. A empresa, por conta de sua natureza econômica, é filiada ao sindicato patronal de Empresas de Internet do Estado de São Paulo. 

É importante que as e os profissionais contem com um instrumento normativo próprio, estabelecendo cláusulas sociais, além dos reajustes econômicos.

Em 2017, um Acordo Coletivo de Trabalho para o período 2017/2018 foi firmado entre o Sindicato dos Jornalistas e o UOL e pode ser conferido neste link.

Agora, é importante debater a pertinência da assinatura de um novo acordo e quais serão as reivindicações à empresa.

Confira abaixo o edital de convocação:
 

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

CNPJ 62.584.230/0001-00 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO -  ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, por meio de seu diretor Presidente, afo final assinado, nos termos dos estatutos sociais e legislação aplicável, convoca todos os jornalistas da  empresa UNIVERSO ON LINE S/A para participarem de uma Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará em ambiente virtual no dia 23 de novembro de 2021, às 14h, com qualquer número de presentes, para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta:

1- Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho;

2) Deliberação sobre a pauta de reivindicações a ser encaminhada à empresa

3) Contribuição Negocial

4) Autorização para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor Presidente, realizar negociações e assinar Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa e, na hipótese de não lograr êxito nas negociações, autorizar o mesmo Sindicato, da mesma forma, a instaurar instância suscitando Dissídio Coletivo em face da referida empresa, perante o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho. 

Para participar da assembleia, o jornalista deverá enviar mensagem se identificando como funcionário do UOL para o e-mail presidencia@sjsp.org.br. O link também será disponibilizado no dia da assembleia.

São Paulo, 18 de novembro de 2021

THIAGO CIANGA TANJI
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo