Pelos 8,9%! Jornalistas em jornais e revistas do interior pedem recomposição salarial

Empresas querem tirar 0,4% dos 8,9% que a categoria reivindica para repor perdas da inflação. Jornalistas têm assembleia virtual sexta-feira (10), às 12h e às 20h, para debater

O Sindicato entregou contraproposta, definida em assembleia, há duas semanas, reivindicando 8,9% de reajuste, a partir de 1º de agosto, e cláusula sobre teletrabalho garantindo jornada específica da categoria e cobertura de custos pelas empresas. O reajuste das cláusulas econômicas tem exceção aos seguros e à Participação no Lucros e Resultados (PLR), acatando proposta patronal de manter os valores da convenção coletiva anterior a fim de encaminharmos o fechamento desta negociação.

Apesar de todo o esforço demonstrado pela categoria em negociar, com uma pauta concentrada na reposição da inflação e custos arcados pelas(os) jornalistas, a entidade patronal (SindJori) respondeu negativamente e manteve sua proposta anterior:  8,5% de reajuste, a partir de setembro, nas cláusulas econômicas, exceto no seguro e na PLR, a ser paga até 30 de maio de 2022; e manutenção da convenção anterior, sem cláusula de teletrabalho.

Diante disso, o sindicato insistiu, nos últimos dias, em nova reunião com representante do SindJori, que foi marcada para quinta-feira (9). 

Tudo sobe mais que 0,4%!
Trabalhadores sentem o custo de vida subindo sem parar em coisas vitais - como alimentação, energia elétrica e transporte -, comprovado por indicadores oficiais do próprio governo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), por exemplo, apontou em agosto elevação de 0,89%, ficando 0,17 ponto percentual acima da taxa de julho (0,72%). A maior variação num mês de agosto desde 2002.

É nesse cenário que os patrões resistem ao 0,4% de uma inflação de 8,9%. 

Estão programadas panfletagens nas redações convocando para a assembleia, que discutirá os resultados da reunião do dia 9 e o caminho da campanha salarial. Converse com seus colegas e amigos, fique informado sobre a campanha salarial e participe das mobilizações e assembleias!

Assembleia virtual
10/9 (sexta-feira) às 12h e às 20h
O link da reunião será enviado no dia da assembleia nos grupos de WhatsApp das redações com o SJSP. Para receber o link da assembleia entre em contato pelo telefone (13) 99755-5393 com Solange ou pelo e-mail secretariadointerior@sjsp.org.br.