Luto no Jornalismo: morre Dirceu Fernandes Lopes, ex-diretor de base da Regional Santos

Por Redação SJSP - Regional Santos

                                                      

Morreu, nessa quarta-feira, o jornalista e professor universitario aposentado Dirceu Fernandes Lopes. Ele tinha 81 anos e convivia com sequelas de alguns acidentes vasculares cerebrais sofridos nos últimos anos. Ele foi diretor de base do SJSP na Regional Santos de 2012 a 2015.

 A Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas expressa profundo pesar com o falecimento do jornalista e professor. Fernandes Lopes formou  gerações de jornalistas na Faculdade de Comunicação de Santos (Facos), da Universidade Católica de Santos (UniSantos), e  na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). 

Dono de um faro jornalístico marcante, Dirceu teve o início da carreira no jornal Cidade de Santos, depois em A Tribuna. Convertido logo cedo ao ensino, Dirceu foi professor da UniSantos e deixou sua marca pelos projetos educacionais onde lecionou,  como Agência Facos,  Mural dos Morros, Mural da Zona Noroeste, Mural do Centro e o jornal Entrevista. 

Muito querido dos alunos, fazia questão ele mesmo de sair para colar os murais nas comunidades junto aos estudantes. Ele deu aula na UniSantos até 2004. Dirceu  seguia como associado após a sua aposentadoria.  

Deixa o filho, Diogo, e a mulher, professora Terezinha Tagé, educadora aposentada da Eca/USP. O SJSP se solidariza com a dor da família e de milhares de alunos que tiveram em Dirceu um exemplo a ser seguido.