Jornalistas voltam a se reunir na região do ABCD

 
A Comissão Pró Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas se reuniu novamente semana passada, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo do Campo e...

abc2abc2

 

A Comissão Pró Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas se reuniu novamente semana passada, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo do Campo e contou com a participação de 15 profissionais. Eles discutiram a realização de encontro específico na região, preparatório ao Congresso Estadual de Jornalistas, além da preparação de um seminário sobre assuntos locais, que envolverá também os estudantes.

O encontro serviu para fazer mapeamento da situação da categoria na região onde também ocorre processo de precarização, pejotização, assédio moral, pagamentos de salários abaixo do piso ou até mesmo o não pagamento por serviços realizados.

A situação mais grave denunciada foi a de jornalistas que trabalharam no Jornal Hoje em Dia, que deixou de circular em 2006 e foi retomado este ano com outro nome, o de Jornal Hoje Livre, sem que os trabalhadores dispensados tivessem recebido qualquer tipo de  pagamento ou tivessem efetuado a rescisão contratual. Nem a ação do Sindicato conseguiu contornar o problema.

Pelas denúncias, o Jornal Hoje Livre foi reaberto de maneira irregular, reproduzindo matérias de outros periódicos e os poucos jornalistas que o elaboram não recebem salários. Há também grande número de estudantes e estagiários trabalhando sem registro, orientação ou acompanhamento. Os participantes decidiram, por isso, solicitar fiscalização nas publicações da região.

Segundo o diretor para Assuntos da Grande São Paulo, José Eduardo Souza, a reunião teve boa participação de profissionais e foi muito representativa. “Debatemos questões objetivas da realidade dos jornalistas da região, que não é muito diferente dos demais locais do Estado. O importante é que estamos no rumo certo e agora com questões bem concretas para atuar no ABCD". A atividade contou com a participação também do secretário geral do Sindicato, André Freire.

A próxima reunião da comissão Pró Regional está marcada para o dia 23 de agosto (quinta-feira) às 19h30, no Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo do Campo, cuja pauta será a organização da categoria para o do Congresso Estadual de Jornalistas, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro em Caraguatatuba.

 

Foto: Carlos Eduardo Bazilevski Aragão