FIJ lança Narrativas migrantes: uma plataforma para jornalistas que cobrem migrações

Por FIJ

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) uniram forças para criar o projeto Narrativas Migrantes, uma nova plataforma online que oferece ferramentas essenciais, conselhos, atividades e mostra as melhores práticas para aqueles jornalistas que desejam cobrir histórias sobre migração. O site está disponível em três idiomas: espanhol, inglês e francês.

Narrativas Migrantes é uma ferramenta para jornalistas e para quem quer entender melhor o fenômeno da migração laboral. É uma página na web com as melhores reportagens sobre migração, os artigos e trabalhos jornalísticos ganhadores de todas as edições do Concurso Mundial dos Meios de Comunicação sobre migração laboral da OIT.

O site proporciona ferramentas e conselhos essenciais para que os jornalistas se informem sobre migração de forma profissional e adequada, incluindo os melhores kits de ferramenta, glossário e podcasts sobre processos migratórios.

O site conta ainda com um grupo do Facebook no qual os jornalistas de todo o mundo poderão compartilhar suas experiências na hora de cobrir histórias sobre trabalhadores migrantes, estar em dia com os próximos eventos e concursos e criar redes profissionais. Para participar do grupo, clique aqui.

Migrantnarratives.org também ajudará aos jornalistas, trabalhadores e os meios de comunicação, responsáveis políticos e formadores de opinião a estar atento sobre os próximos eventos e cursos.

O Secretário Geral da FIJ, Anthony Bellanger, disse: “Cremos que agora, mais que nunca, o papel dos meios de comunicação na formação da percepção pública sobre a migração é fundamental. Estamos encantados de lançar o projeto Narrativas Migrantes, que promoverá a informação sobre a migração laboral baseada nos direitos e oferecerá apoio e recursos chave para que os jornalistas produzam uma informação equilibrada que conte todos os lados da história da migração”.