Categoria apresenta nova proposta para avançar nas negociações e pede 8,9% para salários até R$ 15.150

Jornalistas mantêm disposição para paralisação na quinta-feira (25)

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Mais de 200 jornalistas estiveram reunidos em assembleia na manhã desta segunda-feira (22) para formular nova proposta para as empresas de jornais e revistas da capital na tentativa de avançar nas negociações da Campanha Salarial que já duram seis meses. Agora, a categoria reivindica o reajuste de 8,9% aos salários de até R$ 15.150, acompanhando a inflação do teto já estabelecido em negociações anteriores. A nova proposta substitui a anterior de reajuste em todos os salários.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) se comprometeu a enviar a proposta ainda hoje às empresas e aguarda uma resposta até a próxima assembleia, marcada para quarta-feira (24).

A categoria mantém a disposição em realizar nova paralisação na quinta-feira (25) e seguir em luta pelo reajuste salarial que reponha o índice inflacionário do período de 1º de junho de 2020 a 31 de maio de 2021.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Thiago Tanji, reforça que a mobilização e organização da categoria precisa ser cada vez mais ampla. “A decisão de enviar uma contraproposta para avançar na negociação e adiar a paralisação para quinta-feira (25) não é apenas para que as empresas apresentem uma contraproposta e consigamos negociar uma proposta significativamente melhor, mas também um tempo para organizar os jornalistas e conversar com os colegas para que a gente faça uma paralisação de quatro horas que seja ampla e grande, igual ou maior que a paralisação do dia 10”, disse o jornalista.

De maneira coletiva, os profissionais optaram por adiar a paralisação para a próxima quinta-feira, dia 25. A princípio, a categoria já havia marcado uma paralisação de quatro horas para amanhã (23). No último dia 10, a paralisação histórica dos jornalistas reuniu mais de 350 profissionais em um ambiente virtual.

Para deliberar os próximos passos de campanha, uma nova assembleia já está agendada para quarta-feira (24) às 10h30, no entanto, a categoria se mantém atenta e mobilizada para que se reunir a qualquer momento.

O link da reunião será enviado nos grupos de redação com o Sindicato e pode ser solicitado pelo número (11) 91366-3598.