Campanha de Sindicalização 2022: #OSindicatoSomosNós

Juntas e juntos somos mais fortes. Parece clichê ou frase motivacional, mas é a pura verdade. Foi por conta da união da categoria que conseguimos realizar grandes mobilizações mesmo durante os momentos mais duros da pandemia. Se não estivéssemos juntas e juntos, jamais conseguiríamos realizar uma paralisação histórica, como a que ocorreu no ano passado, na campanha salarial de Jornais e Revistas da Capital. Foi o nosso trabalho coletivo que possibilitou defender salários, direitos e lutar contra as ameaças e agressões sofridas enquanto exercemos nossa profissão. 

E se quisermos um sindicato ainda mais forte, capaz de organizar a categoria em todo o estado e obter vitórias e mais conquistas, só há um caminho: a sindicalização em massa das e dos jornalistas. Afinal de contas, o Sindicato somos nós! 

É por isso que nesta quarta-feira, 20 de julho, iniciamos a Campanha de Sindicalização 2022, que tem o objetivo de que até o final deste ano, nosso quadro de sindicalizadas e sindicalizados cresça em 500 jornalistas! 

Parece uma proposta ousada, e é. Mas precisamos necessariamente aumentar de maneira significativa o nosso quadro de sindicalizados para que a entidade consiga organizar as lutas da categoria com uma estrutura minimamente adequada e que dê conta das inúmeras tarefas do dia a dia. 

Como demonstra nosso balanço do primeiro quadrimestre de 2022, temos mais despesas do que receitas, e isso preocupa. Temos certeza, entretanto, que com mais sindicalizadas e sindicalizados, conquistaremos a autossustentação financeira, ampliando nossa capacidade de estar ao lado das e dos jornalistas em todo o estado de São Paulo. 

Nesta Campanha de Sindicalização, realizaremos visitas às redações, atividades presenciais e virtuais e colocamos o Sindicato à disposição de cada jornalista para tirar dúvidas, prestar esclarecimentos e auxiliar no processo de sindicalização. 

Atualmente, é muito simples fazer parte do Sindicato, graças à Sindicalização Online. Mas também é possível ser uma sindicalizada ou sindicalizado preenchendo a ficha com os dados necessários e requeridos pelo nosso Estatuto. 

Vamos, juntas e juntos, nesta Campanha de Sindicalização! Pela legítima defesa de nossa categoria, pela sustentação do nosso Sindicato, pela luta das e dos jornalistas do estado de São Paulo: SINDICALIZE-SE!