Cursos

Voltar

Jornalismo de dados

Início AGOSTO 2021

Trabalhar dados é uma atividade inerente a qualquer trabalho intelectual, já que dependemos sempre de históricos e referenciais para validar nossas informações. Com a internet isso se fez ainda mais presente. Daí a importância do jornalismo de dados.

O curso orienta sobre como desenvolver conteúdo a partir de dados, analisando-os na perspectiva da informação ao grande público. Considera o uso de ferramentas digitais para a análise, tal como o Google Trends, Analytics, entre outras, além de bancos de dados. Discute também o uso de recursos como gráficos, infográficos, vídeos e fotos e a disseminação das informações via redes sociais. 

Público: Jornalistas e estudantes de jornalismo

Datas: segundas a quinta
AGOSTO: 9, 10, 11 e 12

Valor: R$ 297 (em até 12 vezes) e R$ 268 para sindicalizados

Inscreva-se aqui!

CONTEÚDO

- A contribuição dos dados no jornalismo

- Produção de notícias orientadas a dados

- Ferramentas para o jornalismo de dados

- O ganho para o leitor

- Data Storytelling

- Cases 

PROFESSORAS

Naia Veneranda tem formação em jornalismo e história e é tradutora e professora. É mestre em estudos da tradução pela USP, com especializações nas áreas de Letras e Comunicação digital. É uma das idealizadoras do programa De Olho na Rede, voltado a comunicação, marketing e negócios digitais, e desenvolve produção técnica em Educação a Distância para cursos de Letras. Tem experiência de mais de 20 anos em jornalismo. Também é palestrante em eventos do setor, como o Social Media Week e em universidades. Além de sua atuação na área digital, se dedica a projetos de Literatura e Escrita pela Galática Educação & Cultura .

Ivone Rocha é jornalista de formação, especialista em mídias digitais e TI, mestre em políticas públicas com foco em internet. Além de ter atuado em redações, tem experiência em assessoria de imprensa, já trabalhou grandes organizações na área digital. Atua na docência desde 2014, com passagens por instituições renomadas como Universidade Anhembi Morumbi, Senac-SP, Unicid, IPOG, Faculdade Impacta de Tecnologia, além de consultoria e produção de conteúdo para a Cogna. É autora do livro Soluções em Internet, de livros didáticos em comunicação e co-autora de diversas publicações da área. Atualmente, além de ser gestora e docente do programa De Olho na Rede, participa também da gestão dos projetos sociais em educação do Instituto Devir Educom, trabalhando com adolescentes de escolas públicas e na formação de professores da escola básica. 

Eliana Loureiro apresentou ano passado o Data storytelling das fake news da pandemia na SMWSP, seu projeto de estudo do Doutorado. Em 2020 ainda conduziu a oficina Como contar histórias usando dados no Intercom, o maior congresso de comunicação do País. Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, mestre em Comunicação pela ESPM, graduada em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo pelo Senac-SP. Professora da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da Faap, de cursos livres da Belas Artes e Mackenzie, e instrutora de Web Analytics da Alura. Especializada em marketing digital, foi head of copy da Edelman, community manager do Google Cloud, coordenadora da área digital do marqueteiro político Paulo de Tarso dos Santos, redatora da Sunset e atualmente é coordenadora de métricas voluntária do projeto InformaSUS-UFSCar.