Vídeos

Voltar

Percival de Souza: “É muito importante que você, jornalista profissional, faça a sua filiação ao Sindicato. Isso é muito importante para a nossa categoria”

Filiado ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo desde 1965, o jornalista Percival de Souza destaca que “é muito importante que você, jornalista profissional, faça a sua filiação para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Isso é muito importante para a nossa categoria”.

Percival de Souza é escritor e jornalista há 50 anos. Especialista em jornalismo investigativo e nas áreas de segurança e criminologia, atua na imprensa desde os 14 anos, quando começou na redação da Folha de S. Paulo e seguiu para a Quatro Rodas. Foi um dos fundadores do Jornal da Tarde e passou pela redação do Notícias Populares. É vencedor de quatro prêmios Esso de Jornalismo por suas reportagens, recebeu o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo e a Menção Honrosa do 25º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia de Direitos Humanos 2003 na categoria Livro de Reportagem com a obra Narcoditadura – O caso de Tim Lopes. Percival escreveu 18 livros e, atualmente, é comentarista de segurança pública na Record TV.

O depoimento faz parte de uma série de minivídeos que o SJSP produz para a nova Campanha de Sindicalização, que foi lançada em meados de março e já conquistou centenas de novos filiados e estudantes pré-sindicalizados. Com o mote Em legítima defesa, sindicalize-se!, a campanha acontece para garantir a unidade da categoria na luta coletiva e a autossustentação financeira do Sindicato diante de um cenário de crescimento da retirada de direitos trabalhistas e de ataques à organização sindical.

Dirigentes sindicais da capital, interior e litoral estão percorrendo as redações para dialogar com jornalistas sobre a importância da unidade e da resistência da categoria para continuar a construir um Sindicato cada vez mais forte, legitimado nas bases e no aumento do número de filiados. Os debates pautam ainda as campanhas salariais de Jornais e Revistas, a luta contra a reforma da Previdência e os ataques do governo federal às entidades sindicais.

A Campanha de Sindicalização é também uma resposta do SJSP ao aprofundamento da reforma trabalhista que exige, mais do que nunca, o fortalecimento da atuação do Sindicato para defender coletivamente os jornalistas contra as tentativas de intensificar os ataques aos direitos trabalhistas e às condições  de trabalho, com a precarização do emprego e da renda, já que a categoria é das mais atingidas pela “pejotização”, desrespeito à jornada diferenciada e demissões em massa.

Acompanhe todo o depoimento no vídeo abaixo editado por Norian Segatto: