Publicações

Voltar

Relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas

O documento reúne a biografia de 25 jornalistas desaparecidos ou mortos durante o regime militar de 1964 a 1985, além do depoimento de 22 profissionais de jornalismo que foram perseguidos durante a ditadura

Download

O documento reúne a biografia de 25 jornalistas desaparecidos ou mortos durante o regime militar de 1964 a 1985, além do depoimento de 22 profissionais de jornalismo que foram perseguidos durante a ditadura, entre os quais a cartunista Laerte Coutinho e os jornalistas Mino Carta, Raimundo Pereira e Sérgio Gomes.

A publicação traz, ainda, a indicação de leituras sobre o tema, com 116 livros, dedicados ao estudo dos impactos da ditadura, em obras escritas por jornalistas ou por profissionais de outras áreas que abordaram como o jornalismo foi afetado pelo regime, além de conclusões e recomendações sobre o direito à memória e à verdade. 

Os trabalhos da Comissão da Verdade dos Jornalistas foram coordenados por Milton Bellintani, também responsável pela elaboração da maior parte do relatório. O conteúdo estava quase concluído quando, em 2015,  Bellintani faleceu e o documento foi finalizado com a colaboração dos jornalistas Décio Trujilo Jr. e Thiago Tanji.

Download