Vereadores de Campinas apoiam jornalistas em greve na RAC

Gustavo Petta (PCdoB) e Mariana Conti (Psol) prestaram solidariedade aos grevistas que estão há 3 meses sem salários e que há dois anos enfrentam constantes atrasos de pagamentos

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

O vereador Gustavo Petta (PCdoB) na tribuna da Câmara de Campinas. Imagem: Reprodução/TV Câmara CampinasO vereador Gustavo Petta (PCdoB) na tribuna da Câmara de Campinas. Imagem: Reprodução/TV Câmara CampinasDurante a 4ª reunião ordinária do ano na Câmara Municipal de Campinas, nesta terça-feira (20), os vereadores Gustavo Petta (PCdoB) e Mariana Conti (Psol) prestaram solidariedade aos trabalhadores em greve na Rede Anhanguera de Comunicação (RAC).

O movimento grevista ocorre desde o último dia 14 de fevereiro, em protesto porque os jornalistas, administrativos e gráficos estão sem salários desde novembro passado e há dois anos enfrentam constantes atrasos de pagamentos. Até o momento a empresa não manifestou nem apresentou proposta de negociação, e audiência de conciliação do dissídio será no próximo dia 28 (quarta-feira), às 15h30, no Tribunal Regional da 15ª Região.

“Trago minha solidariedade e apoio porque os jornalistas vivem uma situação dramática do ponto de vista pessoal, cumprem uma função social muito importante e estão passando por essa dificuldade. Esperamos que a empresa o quanto antes consiga chegar a uma negociação justa, mínima, para que a greve possa se encerrar e a normalidade voltar a esses trabalhadores”, disse Petta.

Na tribuna, a vereadora Mariana Conti ressaltou que “é inadmissível” que os profissionais estejam há tantos meses sem receber seus salários e lamentou que essa realidade esteja sendo enfrentada por diversas categorias.

“Infelizmente, nossa sociedade valoriza muito pouco o trabalhador e os direitos trabalhistas são cotidianamente desrespeitados. Quando chega ao ponto do trabalhador não receber seu salário é uma situação limite. Portanto, gostaria de saudar a luta dos trabalhadores da RAC estão realizando por meio dessa greve”, concluiu.

Confira o vídeo (o pronunciamento do vereador Gustavo Petta a respeito da RAC está no 02:36:00 e o da vereadora Mariana Conti no 02:46:30)