V Encontro dos Jornalistas de Imagem é realizado em Rio Branco (AC)

 
Como parte da programação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas a manhã desta quarta-feira, 7, teve a abertura da Mostra de Cartuns e Fotografias sobre Meio...

35congresso

 

Como parte da programação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas a manhã desta quarta-feira, 7, teve a abertura da Mostra de Cartuns e Fotografias sobre Meio Ambiente no Condomínio Fecomércio - Acre. Organizada pelo diretor do Departamento de Imagem da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), André Freire, a mostra tem sua primeira edição e integra as atividades do V Encontro dos Jornalistas de Imagem (Enji).

Segundo Freire, a exposição tem de valorizar o jornalista de imagem por meio do foco ecológico. “A questão dos profissionais de imagem é séria. Hoje eles são explorados e têm condições de trabalho muitas vezes insalubre. É preciso atentar ao que sofre este jornalista, pois a situação atual é extremamente degradante”, explica.Ao revelar as diversas imagens do jornalismo sobre meio ambiente no Brasil, a mostra apresenta através de 71 imagens, ente fotografias, cartuns, gravuras, mensagens que vão da dramaticidade de uma criança caída na lama até sátiras bem humoradas da voracidade capitalista e seus malefícios à natureza. Cada sindicato estadual de jornalistas brasileiros indicou as obras que compõe a exposição.

Para Celso Schröder, presidente da Fenaj, ações como a mostra visam incorporar o tema “meio ambiente” nas diversas categorias de jornalismo. “Não podemos restringir as pautas ambientais apenas ao chamado jornalismo ambiental, mas também a outros como o econômico, por exemplo”, afirma.

Seguindo a programação, à tarde foi realizado o painel “Imagem como fonte de informação na Era Digital”, com a participação de André Freire na mediação; Celso Schröder, que também é cartunista e professor do Curso de Jornalismo da PUC do Rio Grande do Sul; Orlando Pedroso, da Associação dos Cartunistas do Brasil; Elson Sempé, professor de Fotografia da PUC-RS; e Paulo Cannabrava, Presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais (Apijor).


Foto: Assis Lima - Celso Schoreder - presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e André Freire, secretário geral do SJSP e diretor do Departamento de Imagem da Fenaj

 

Com informações da Agência de Notícias do governo do Acre