Sindicatos repudiam retorno presencial na EBC

Sindicatos do DF, RJ, SP e a Comissão de Empregados da EBC manifestam seu total repúdio à decisão da diretoria da empresa , que determinou a volta ao trabalho presencial

Os sindicatos dos Jornalistas do DF, RJ e SP, os sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP e a Comissão de Empregados da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) manifestam seu total repúdio à decisão da diretoria da empresa de determinar o retorno dos empregados e empregadas ao trabalho presencial. 

As entidades sindicais protocolaram, nesta semana, um ofício pedindo reunião sobre o assunto, que sequer foi respondido.

A empresa, mais uma vez, toma uma decisão sem diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras. E o mais grave: sem que as instalações e as equipes estejam em condições de retornar às atividades presenciais.

Ainda não há qualquer fato novo que justifique a retomada do trabalho presencial. Todas as atividades remotas vêm suprindo a necessidade da população de informações de qualidade, mesmo com boa parte dos empregados trabalhando em home office. Não há, portanto, razão para expor os trabalhadores a riscos desnecessários de saúde durante esta pandemia de Covid-19.

Não há fornecimento de EPI's adequados, as instalações da EBC são em grande parte insalubres, não há testagem dos empregados, e a empresa não está prestando assistência suficiente aos trabalhadores contaminados. Já houve vários casos de contaminação na empresa, sendo que em algumas situações os trabalhadores próximos não foram nem sequer avisados. 

A medida do novo presidente é completamente irresponsável. Coloca em risco os empregados e as suas famílias. Qualquer eventual fatalidade será de responsabilidade exclusiva dessa diretoria.

Por fim, ressaltamos que a EBC tem o dever de acatar a Portaria conjunta nº 20 dos ministérios da Economia e da Saúde, bem como as recomendações do Ministério Público do Trabalho sobre a pandemia.

Comissão de Empregados da EBC

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Distrito Federal

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado do Rio de Janeiro