Sindicato segue emitindo carteiras nacionais e internacionais de identificação profissional

Saiba como solicitar ou renovar documentos

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) segue emitindo a carteira nacional de identificação profissional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a carteira internacional da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

No entanto, com o atendimento presencial suspenso diante da pandemia do novo coronavírus, a cópia dos documentos deve ser enviada pelos Correios. Entre em contato com Sula em (11) 94539-9699 ou atendimento01@sjsp.org.br para saber para onde enviar os documentos.

Para renovar a carteira da Fenaj com chip, não é necessário enviar nova documentação, basta encaminhar um e-mail para atendimento01@sjsp.org.com solicitando a renovação com nome, endereço e telefone. Após o pedido, o jornalista receberá o boleto para pagamento. Caso queira trocar a foto da carteira, o profissional deverá enviar uma nova foto 3X4 pelos Correios.

Para solicitar o documento internacional, o jornalista deve ser sindicalizado há, no mínimo, seis meses na capital e dez meses no interior, litoral e Grande São Paulo e possuir a carteira nacional da Fenaj. O documento tem validade por dois anos.

Em caso de dúvidas, o jornalista pode contatar o atendimento do SJSP com Sula em (11) 94539-9699 ou atendimento01@sjsp.org.br.

Veja abaixo como obter os documentos:

Carteira da Fenaj

  • O valor para emissão e renovação do documento é R$ 400;
  • A validade da carteira é de 3 anos;
  • O prazo para entrega do documento, após o pagamento, é de 30 dias.

CASO SEJA SÓCIO DO SINDICATO OU QUEIRA SE ASSOCIAR

  • O valor do documento é de R$ 100 para sócios em dia com as mensalidades há, no mínimo, seis meses, caso trabalhem na capital e, no mínimo, dez meses, caso trabalhem no interior, litoral e Grande São Paulo;
  • O sócio pode quitar as mensalidades em atraso no momento do pedido da carteira da Fenaj;
  • Caso não seja sócio, o jornalista pode se associar para ter direito a carteira da Fenaj com o desconto, desde que antecipe as mensalidades por, no mínimo, seis meses na capital e dez meses no interior, litoral e Grande São Paulo.

ATENÇÃO: O boleto é emitido pela FENAJ e somente poderá ser pago, até o vencimento, na agência da Caixa Econômica Federal ou Casa Lotérica.

Documentos a serem enviados ao SJSP:

- Cópia da Carteira de Identidade (não serve CNH)*;

- Cópia do CPF;

- 1 foto 3X4 recente com fundo branco;

- Carteira Profissional (cópia das páginas do número e série, qualificação civil e do registro profissional, o “MTB”);

- Tipo sanguíneo;

- Comprovante de residência em SP;

- Cópia do Diploma em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo ou Certificado de Conclusão (frente e verso), se houver.

* Pedimos cópia do RG e não CNH pelo motivo de cadastro da FENAJ, pois para preenchê-lo, precisamos do dígito final e data de expedição da Cédula de Identidade.

Carteira internacional da FIJ

  • Solicitar o formulário para Sula em atendimento01@sjsp.org.br;
  • Preencher, assinar e encaminhar o formulário para Sula em atendimento01@sjsp.org.br;
  • Enviar a cópia do boleto da carteira nacional pago;
  •  Enviar pelos Correios uma foto 3x4 de fundo branco;
  • Enviar cópia do comprovante de depósito na Caixa Econômica Federal no valor de 55 Euros (valor convertido/comercial). Os dados bancários para depósito e o endereço para envio constam no formulário.

Após o seu pedido chegar a Brasília, o prazo de entrega é de até 10 dias para o endereço informado no formulário (endereço em SP).