Sindicato alerta sobre e-mails suspeitos enviados em seu nome

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) alerta aos sindicalizados sobre a possível ocorrência de tentativas de fraudes eletrônicas em seu nome. Identificamos o envio de mensagens que simulam endereços de e-mails do SJSP e contêm anexos suspeitos. O Sindicato informa que já adotou as medidas de segurança necessárias para sanar o problema. Existe a possibilidade, porém, de que ainda cheguem mensagens desse tipo.

O Sindicato esclarece que não envia nota fiscal, não solicita senhas ou informações pessoais. Ao receber mensagens suspeitas, recomenda-se proceder da seguinte maneira:

1. Verificar se o nome de remetente é compatível com o endereço de e-mail. Para tanto, basta mover o cursor para o nome do remetente, sem clicar com o mouse. Aparecerá o real endereço de e-mail do qual foi enviada a mensagem. Identificamos, por exemplo, remetentes que pareciam ser do SJSP, mas foram enviados por endereços que desconhecemos. Conforme imagem abaixo.

2. Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.

3. Não acionar links para endereços da Internet.

4. Excluir imediatamente a mensagem.

Além disso, os e-mails enviados pelo Sindicato serão sempre assinados com o nome do responsável do departamento, contendo nosso endereço, telefone, conforme abaixo.

 Veja abaixo dois exemplos de e-mails fraudulentos:

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

SJSP