Reunião discutirá campanha #AbrilRespeiteoSindicato

O encontro será nesta quinta-feira, dia 5, aberto a toda a categoria e definirá as próximas iniciativas

Por Redação

Uma reunião aberta com a categoria definirá os próximos passos da campanha #AbrilRespeiteoSindicato, que tem como objetivo reverter a decisão da Editora Abril de cassar a liberação sindical sem prejuízo de vencimentos do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Paulo Zocchi. Depois do ato realizado em frente à empresa, no dia 30 de outubro, novas manifestações de apoio à campanha chegaram.

Mais de 30 entidades sindicais e democráticas, entre as quais a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e o Instituto Vladimir Herzog, enviaram moções à Abril. Uma carta assinada por seis ex-presidentes do SJSP foi endereçada à empresa, reivindicando que reconsidere a sua decisão de acabar com a liberação sindical remunerada de Zocchi.

No momento em que iniciamos as campanhas salariais dos segmentos de jornais e revistas do interior e litoral e de rádio e TV, a decisão da Abril é um elemento objetivo de enfraquecimento de nossa capacidade de lutar pelas reivindicações entregues aos sindicatos patronais. Ao ter de cumprir sua jornada de trabalho, Zocchi terá diminuída a possibilidade de participação nas assembleias e negociações.

Ampliar o alcance

Para prosseguir e ampliar o alcance da campanha, toda a categoria está convidada a participar, nesta quinta-feira (5/11), às 10 horas, da reunião do grupo de trabalho constituído para coordenar as atividades. Três redações já se manifestaram de forma coletiva em favor da manutenção da liberação sindical (grupo A Tribuna, TV Cultura e Rede TV!). Colegas que trabalharam na Abril estão divulgando vídeos de apoio à campanha.

É hora de discutir como disseminar as iniciativas, tanto entre os jornalistas quanto de maneira mais ampla, entre todos os setores democráticos do país. Participe e engaje-se nessa luta em defesa da categoria e de sua entidade representativa.

Para participar, solicite o link da reunião em: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511960287769