Regional ABC reivindica prioridade na vacinação dos jornalistas da região

Reivindicação reforça a solicitação do SJSP para vacinar a categoria em todo o Estado

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo / Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

A Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) reivindicou, nesta terça-feira (31), ao presidente do consórcio intermunicipal do Grande ABC, Gabriel Maranhão, que os jornalistas sejam priorizados na Campanha de Vacinação contra a Influenza, em curso no Estado de São Paulo.

A reivindicação faz parte das ações do SJSP com o objetivo de proteger a saúde da categoria, especialmente diante da grave crise de saúde pública que vivemos, na qual os jornalistas e o jornalismo têm papel essencial no combate à pandemia mundial. O Decreto 10.288 prevê os serviços relacionados à imprensa como essenciais e estabelece que os profissionais sejam alvos de medidas para evitar seu adoecimento.

Na última sexta-feira, dia 27, o SJSP encaminhou o mesmo pleito ao Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. José Henrique Germann Ferreira, e aguarda retorno. Com o intuito de garantir a vacinação da categoria, as regionais vêm insistindo no pdido juntamente às secretarias municipais de saúde. Em Campinas, jornalistas de veículos de comunicação local já têm a vacinação garantida desde às 13 horas desta segunda-feira (30).

De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), sindicatos de todo o país ingressaram com a solicitação e, diante de algumas dificuldades regionais, a Federação encaminhou um pedido para o Ministério da Saúde. Caso seja atendido, os jornalistas de todo o país poderão se vacinar prioritariamente contra a influenza.