RAC: jornalistas continuam bazar com renda ao fundo de greve

"Bazar da Amizade" prossegue de 15 a 17 de março, com roupas, calçados, acessórios e livros vendidos a preços simbólicos na Associação Campineira de Imprensa.

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

A greve dos jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), de Campinas, completa um mês neste 14 de março e, pela segunda semana consecutiva, os profissionais realizam o “Bazar da Amizade” com arrecadação voltada ao fundo de greve. O bazar ocorre nesta quinta (15) e sexta-feira (16), das 11h às 19h, e no sábado (17), das 9h às 13h, na Associação Campineira de Imprensa, na Rua Barreto Leme nº 1479, no centro de Campinas. 

No bazar, serão vendidos com preços simbólicos roupas, sapatos, acessórios, livros e outros artigos doados em ótimo, que podem ser comprados também com cartão de crédito. Toda a renda será revertida ao fundo de greve, criado para contribuir com o pagamento emergencial dos grevistas que estão com salários em aberto desde dezembro passado e não receberam nem o 13º de 2017. A RAC deve, ainda, seis meses de vales refeição e alimentação, e quem saiu de férias nos últimos dois anos não recebem o salário adicional de um terço.

Enquanto a mobilização continua, os grevistas aguardam julgamento do caso pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, pois a audiência realizada no último dia 28 de fevereiro terminou sem acordo diante da intransigência da empresa. Apesar da dívida com os profissionais, a proposta apresentada pela RAC na ocasião foi somente o pagamento do vale alimentação devido até 9 de março e a rede ainda queria que os jornalistas voltassem ao trabalho para aguardar mais 30 dias para uma solução para os pagamentos.

Os atrasos nos pagamentos de salários e benefícios no grupo de comunicação ocorrem há dois anos.

Confirme sua presença no evento e compartilhe o convite com sua rede de contatos.

Fundo de greve

Quem quiser contribuir com o fundo de greve, pode doar cestas básicas na Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, que fica na Rua Dr. Quirino nº 1319, 9° andar, no centro campineiro. Também é possível depositar qualquer quantia na seguinte conta:

Caixa Econômica Federal
Agência 4070
Conta corrente 1143-3
(caso o depósito ou transferência seja entre contas da Caixa, o código da operação é 003)
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
CNPJ 62.584.230.0001-00

O apoio aos jornalistas em greve na RAC é fundamental para garantir a continuidade da mobilização contra os atrasos salariais na empresa.

Saiba mais sobre a greve dos jornalistas da RAC:
Correio Popular: jornalistas continuam em greve após 24 dias
Jornalistas da RAC fazem bazar com arrecadação ao fundo de greve
Greve completa 20 dias no Correio Popular; salários estão em aberto desde dezembro
Audiência de greve do Correio Popular termina sem acordo
Apoio e solidariedade marcam “galinhada” dos grevistas da RAC
Crescem apoio e solidariedade aos grevistas da RAC
Vereadores de Campinas apoiam jornalistas em greve na RAC