OBORÉ e CICV abrem inscrições para 18º Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada

Por Oboré

Estão abertas até o dia 18 de agosto de 2019 as inscrições para o 18º Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha - (CICV) e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD. O curso conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji. Os vinte estudantes selecionados participarão das palestras / entrevistas coletivas entre os dias 21 de setembro e 2 de novembro, sempre aos sábados, com coordenação do jornalista Aldo Quiroga.
 
A atividade reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em mais de 80 países. Neste ano, os conferencistas serão o chefe-adjunto da Delegação Regional do CICV, Filipe Tomé de Carvalho, o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares e o responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, Paulo Roberto Oliveira. Também haverá um encontro sobre a cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e violência armada com a jornalista Bianca Vasconcellos da TV Brasil. 

Inscreva-se aqui.

Ao todo, serão selecionados 20 participantes, estudantes universitários de graduação na área de Comunicação Social que tenham interesse nesse tema.

A seleção será realizada online entre 22 e 24 de agosto. Os candidatos realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.

O resultado será divulgado no dia 13 de setembro e as matrículas entre 16 e 18.

Metodologia
 
A estrutura do curso mantém o modelo adotado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação em 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção.
 
A Reembolsa
 
No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 998,00) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4. Publicar um texto sobre o tema em veículo com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.
 
Sobre o CICV
 
No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às internacionais que regem a condução de hostilidades, e também de apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente deste 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.
 
Programação
  
21 de setembro | 9h às 13h 
O trabalho do CICV no Brasil e no mundo
Filipe Tomé de Carvalho, chefe-adjunto da Delegação Regional do CICV

28 de setembro | 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
 
5 de outubro | 9h às 13h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
Paulo Roberto Oliveira, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV
 
19 de outubro | 9h às 13h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Bianca Vasconcellos, repórter do TV Brasil
 
30 de outubro | 18h às 23h
Cobertura da cerimônia de entrega do 3º Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional
 
2 de novembro | 9h às 14h
Encontro de avaliação e entrega de certificado
 
Inscrições online: Até 18 de agosto de 2019
Teste de seleção online: 22 a 24 de agosto
Divulgação dos selecionados: 13 de setembro
Matrículas: 16 a 18 de setembro
Curso: 21 de setembro  a 2 de novembro (aos sábados)
 
Promoção: Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV | OBORÉ Projetos Especiais | Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD
 
Apoio: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji