O estágio em Jornalismo no contexto da profissão

Comissão de assessoria de imprensa do Sindicato dos Jornalistas de SP promove encontro com Franklin Valverde sobre estágio em Jornalismo

Por Comissão Permanente e Aberta dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI)

No próximo dia 03 de outubro, quinta-feira, às 19h, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque, São Paulo, SP), a Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI) promove encontro com o jornalista Franklin Valverde, sob o tema “O estágio em Jornalismo no contexto da profissão”.

Valverde é autor da tese de doutorado “O papel pedagógico do estágio na formação do jornalista” defendida na Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo. Como profissional do Jornalismo passou pelos quatro grandes grupos de comunicação brasileiros (Estadão, Folha, Abril e Ed. Globo). Foi editor das revistas Churrasco & Churrascarias e Viva Gourmet, apresentador do Radio Hispanidad, na Brasil 2000 FM, e do programa Debate Aberto, da TV São Marcos, no CNU-São Paulo. Atualmente edita a revista virtual Onda Latina (www.ondalatina.com.br), além de colunista de Cultura do programa Observatório do Terceiro Setor (Rádio Trianon) e professor universitário. É também autor dos livros Banco de versos (Terceira Margem) e Antes do zoológico (Patuá), entre outros.

No encontro Valverde falará da importância do estágio para os futuros profissionais do jornalismo e os riscos dele ser realizado sem o devido acompanhamento pedagógico.

As inscrições para participar do encontro já estão abertas e podem ser feitas por aqui.

Comissão Permanente e Aberta dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI)

Fundada em 1984, a Comissão Permanente e Aberta dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI) assessora o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, nas questões referentes ao segmento. A CPAJAI já organizou 26 encontros estaduais e participou, com delegação e teses, de 21 encontros nacionais.

Nesse período discutiu as principais questões que envolvem esse segmento de trabalho do jornalista e apoiou o sindicato nas negociações salariais, ajudando a conquistar o melhor acordo coletivo de toda a categoria profissional. Mas, hoje, o segmento passa por crise: A assessoria de imprensa é o setor em que a precarização das relações do trabalho é quase uma regra, e a velha discussão de que o assessor de imprensa não executa trabalho jornalístico voltou com toda a força, interferindo nas negociações com o sindicato patronal.