Nesta quinta (16) tem nova rodada do Interior e Litoral

Luta é contra reajuste zero e contra a retirada de direitos que os patrões tentam impor

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

A quarta rodada da Campanha Salarial de Jornais e Revistas do Interior e Litoral 2018-2019 é nesta quinta-feira (16), a partir das 10h, entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (Sindjori).

A bancada dos jornalistas retoma das negociações e segue lutando pela preservação dos direitos na nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e por reajuste de salários e benefícios.

Na terceira rodada, realizada no último dia 25 de julho, as negociações não avançaram porque os empresários insistem em reajuste zero e ainda querem excluir direitos da CCT, entre os quais a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), atualmente de R$ 955, valor que anualmente representa 3% do rendimento dos jornalistas do interior e litoral considerando o piso de 5 horas, e  2% no caso do piso de 7 horas diárias. O patronal ainda quer acabar com a obrigatoriedade da antecipação de 40% do salário mensal. 

Os diretores do SJSP rechaçaram a retirada de direitos, assim como o reajuste salarial zero. A bancada dos trabalhadores vai persistir na manutenção das cláusulas da CCT e na reposição da inflação acumulada dos últimos dozes meses até a data base, em 1º de junho, principalmente porque o índice foi de apenas 1,76%, percentual que permite reajustar salários e benefícios em pelos menos 2% sem forte impacto às empresas, ressaltaram os sindicalistas.

Saiba mais sobre as rodadas de negociação do Interior e Litoral realizadas até o momento, e confira as notícias atualizadas no site, na fan page e no Twitter do Sindicato dos Jornalistas.