MP 905: Regional Santos ocupa Tribuna Cidadã e vereadores subscrevem moção contra a medida

Proposta de sensibilizar vereadores locais partiu da categoria

Foto: Regional SantosFoto: Regional Santos

A mobilização da Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) contra a Medida Provisória 905/19 na Tribuna Cidadã da Câmara Municipal de Santos nesta segunda-feira (10) resultou na moção da vereadora Telma de Souza (PT) assinada por outros 13 vereadores da cidade pedindo a rejeição integral da MP.

Em solidariedade ao SJSP e à Fenaj, a moção destaca o autoritarismo da medida imposta sem o devido debate com a sociedade e a categoria de jornalistas diretamente afetada pela extinção do registro profissional (para ler a moção, clique aqui).

A diretora da Regional Santos, Solange Santana, destaca que a ideia de ocupar a Tribuna Cidadã na Câmara Municipal surgiu nas redações junto à categoria e tinha como objetivo sensibilizar os políticos locais acerca da medida “O Sindicato queria ser fiel à proposta que surgiu dentro da redação de aproximar os políticos da região à temática e isso realmente aconteceu; os vereadores ouviram com atenção sobre a Medida e o objetivo foi alcançado” relatou Santana.

Na Regional Santos, assim como em outras partes do estado, o Sindicato tem entrado nas redações para dialogar com a categoria sobre os malefícios causados pela MP 905. De acordo com Solange Santana, os jornalistas da Baixada Santista estão atentos ao debate sobre a Medida e a Regional tem mantido a categoria informada sobre o assunto. “Vê-se que, aos poucos, a realidade da MP vai se expandindo. Eu vejo nitidamente uma preocupação dos estudantes em fazer um abaixo-assinado contra a MP e o início de algum movimento para combatê-la” contou Santana.

Para a diretora, o Sindicato tem conseguido pautar o tema da precarização do exercício profissional provocado pela proposta.

Para assistir a manifestação da Regional Santos na Tribuna Cidadã em Santos, clique aqui.