Jornalistas da RAC fazem bazar com arrecadação ao fundo de greve

Roupas, sapatos, acessórios, livros e outros artigos doados em ótimo estado serão vendidos com preços simbólicos para apoiar os grevistas que estão sem salário desde dezembro

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

A greve dos jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), de Campinas, completou 22 dias nesta quarta-feira (7), e segue o protesto dos trabalhadores e trabalhadoras porque os salários continuam em aberto desde dezembro passado.

Para arrecadar dinheiro ao fundo de greve e contribuir com o pagamento emergencial dos jornalistas da rede, os grevistas realizam o “Bazar da Amizade” nesta quinta (8) e sexta-feira (9), das 11h às 19h, e no sábado (10), das 9h às 13h, na Associação Campineira de Imprensa, na Rua Barreto Leme nº 1479, no centro de Campinas. 

Roupas, sapatos, acessórios, livros e diversos outros artigos doados em ótimo estado estarão à venda com preços simbólicos, e serão aceitos pagamentos com cartão de crédito. A gestão dos recursos arrecadados é feita pelos próprios jornalistas.

Além dos salários de dezembro, janeiro e fevereiro, a RAC deve aos trabalhadores seis meses de vales refeição e alimentação, o 13º de 2017 e o pagamento do adicional de um terço aos que saíram em férias nos últimos dois anos.

Apesar da dívida e dos frequentes atrasos de pagamentos enfrentados pelos jornalistas desde 2015, em audiência no último dia 28 de fevereiro, perante o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15-Campinas), a proposta da empresa foi somente pagar o vale alimentação devido até 9 de março e, ainda, que os grevistas voltassem ao trabalho para aguardar outra negociação em 30 dias.

A proposta foi prontamente rechaçada pelos profissionais, que seguem de braços cruzados aguardando o julgamento do dissídio em data ainda não definida pelo TRT15-Campinas.

A RAC é responsável pelos jornais Correio Popular, Gazeta de Piracicaba, pelas revistas Metrópole e VCP News, e pelo portal RAC.com, entre outras mídias.  

O “Bazar da Amizade” é uma iniciativa organizada pelos grevistas, com apoio da Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Confirme sua presença no evento e compartilhe o convite com sua rede de amigos. O apoio aos jornalistas em greve na RAC é essencial para continuidade da luta contra os atrasos salariais na empresa.

Apoio ao fundo de greve

Também é possível contribuir com o fundo de greve doando cestas básicas na Regional Campinas do SJSP, na Rua Dr. Quirino nº 1319, 9° andar, no centro campineiro, ou depositando qualquer valor na seguinte conta bancária:

Caixa Econômica Federal
Agência 4070
Conta corrente 1143-3
(caso o depósito ou transferência seja entre contas da Caixa, o código da operação é 003)
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
CNPJ 62.584.230.0001-00

Saiba mais sobre a greve dos jornalistas da RAC:
Greve completa 20 dias no Correio Popular; salários estão em aberto desde dezembro
Audiência de greve do Correio Popular termina sem acordo
Apoio e solidariedade marcam “galinhada” dos grevistas da RAC
Crescem apoio e solidariedade aos grevistas da RAC
Vereadores de Campinas apoiam jornalistas em greve na RAC