Jornais e Revistas do Interior e Litoral: Patrões enviam contraproposta

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Nesta segunda, 30 de novembro, chegou ao Sindicato dos Jornalistas a contraproposta patronal de jornais revistas do Interior, Grande São Paulo e Litoral. Diretores do SJSP realizarão nesta quinta-feira, 3 de dezembro, às 12h e 19h assembleia (veja edital abaixo) com a categoria para debater a proposta e construir juntos a resposta ao sindicato patronal. Na assembleia, a categoria reunida indicará aos diretores do SJSP qual será a resposta a ser encaminhada ao sindicato patronal.

"Atravessamos um momento muito difícil com essa pandemia e sabemos que os jornalistas em todo o Estado estão enfrentando desafios impostos pela covid-19 e enfrentam também assédio moral por parte de muitas empresas. Portanto, é muito importante que a categoria esteja unida à sua entidade de classe e participem da assembleia para debater e construir uma resposta a ser encaminhada ao sindicato patronal", afirma José Eduardo, secretário do interior.

Na proposta patronal o reajuste é pela inflação, mas aplicado a partir de 1 de dezembro, sem retroatividade, está mantida a PLR, porém congelado no valor de 2019-2020, bem como as demais cláusulas econômicas. As chamadas cláusulas sociais serão mantidas. Os patrões não aceitaram colocar na CCT a cláusula sobre teletrabalho.

Veja abaixo a proposta patronal e a proposta apresentada pelo SJP.

Proposta do Sindicato dos Jornalistas ao sindicato patronal de jornais e revistas do interior e litoral

Com relação às cláusulas econômicas reajuste de 2,05% (inflação) (dois vírgula zero cinco por cento) mais 1,5% (um e meio por cento) de aumento real;

Manutenção da PLR no valor de R$ 1.051,81 (Hum mil e cinquenta e um reais e oitenta e um centavos) tendo em vista que houve enxugamento na maioria das redações e os jornalistas que permaneceram ficaram sobrecarregados de trabalho;

Entendemos que deve ser incluída na CCT a Cláusula de Teletrabalho (Cláusula 90a da Pauta) e, manter as demais cláusulas sociais vigentes.

Solicitamos que seja marcada para o mais breve possível reuniões de negociação via teleconferência a fim de debatermos as questões acima citadas.

Contraproposta do sindicato patronal do interior

Considerando a consulta realizada com as empresas associadas, bem como as propostas e contrapropostas já apresentadas, propomos:

Reajuste de 2,05% apenas em salários e pisos salariais, incidentes a partir de 01 de junho de 2020, com efetiva aplicação somente a partir da folha de dezembro de 2020, ou seja, sem pagamentos retroativos.

Manutenção de todas as cláusulas com cunho econômico nos valores fixados na Convenção Coletiva 2019-2020.

Manutenção das demais disposições da Convenção Coletiva 2019-2020.

Aguardamos análise e nos colocamos à disposição.

Edital

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

CNPJ/MF n.º 62.584.230/0001-00

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor Presidente, ao final assinado, nos termos dos estatutos sociais e legislação aplicável, CONVOCA todos os jornalistas profissionais no estado de São Paulo que prestam serviços nas empresas de Jornais e Revistas do Interior do Estado de São Paulo, que este edital virem ou dele tomarem conhecimento, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Virtual a realizar-se no dia 03 (três) do mês de dezembro de 2020, às 12h00 (doze horas), em primeira convocação com a presença de metade mais um da categoria e às 19h00 (dezenove horas) em segunda convocação com a presença de qualquer número de jornalistas associados ou não, a ser realizada em meio virtual, para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta: analisar a nova Proposta Patronal relativa a Pauta de Reivindicação encaminhada pelos jornalistas e formular eventual contraproposta. Para participar, o jornalista deverá enviar mensagem se identificando como jornalista profissional para o e-mail jornalista@sjsp.org.br, e informar o número de celular ou o e-mail pelo qual pretende entrar no evento. O link será enviado no dia da assembleia

São Paulo, em 30 de novembro de 2020.

 

PAULO LEITE MORAES ZOCCHI

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo