Fotógrafo Aquino José mostra o futebol varzeano

Exposição "A nossa Copa é a várzea" vai até 8/7 no Museu Ruy Menezes, em Barretos

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

O fotógrafo e jornalista Aquino José. Foto: André MonteiroO fotógrafo e jornalista Aquino José. Foto: André Monteiro"A nossa Copa é a várzea"  é o tema da exposição promovida pelo fotógrafo e jornalista Aquino José no Museu Ruy Menezes até o próximo dia 8 de julho (domingo), com entrada franca. Foram selecionadas 35 fotografias, entre 2009 e 2018, que retratam momentos das partidas em campos de futebol nos bairros da cidade de Barretos, município da região de Ribeirão Preto, no interior paulista. 

"A ideia une a movimentação pela Copa do Mundo com a necessidade de valorizar o esporte local", destaca o fotógrafo. Aquino revela que os jogos varzeanos reúnem um grande número de torcedores todos os domingos e se tornaram um momento de lazer da família.

Nesta temporada, pelo menos 600 jogadores participam do campeonato com 13 times da série A e 18 na série B. A paixão pela fotografia é antiga, mas se intensificou após sua atuação em assessoria de imprensa. Aquino garante que sua especialidade é captar momentos surpreendentes. 

Sobre o profissional

José Tomaz de Aquino, o Aquino José, é sindicalizado, fotógrafo, jornalista, articulista e servidor público. Atua há anos nos gramados dos campos de futebol dos bairros da cidade de Barretos captando momentos únicos e registrando-os com a paixão de quem sabe que eterniza a história. No futebol varzeano é comum animais invadirem o campo, crianças se juntarem aos jogadores e brigas serem infladas em plena partida, e os registros de Aquino mostram este cenário.

SERVIÇO
Exposição "A nossa Copa é a várzea"
Quando: 13/06 a 08/07. Terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 9h às 12h
Onde: Museu Ruy Menezes  Praça Francisco Barreto, nº 311 -  Centro - Barretos - SP
Entrada franca