Exposição "Soy louco por ti América" abre na próxima segunda-feira, dia 12

Organizada pela ARFOC-SP, exposição irá mostrar 57 fotografias de 39 profissionais que trabalharam na cobertura da Copa América realizada no Brasil

Por Paulo Vinícius Coelho (PVC), jornalista e comentarista da Fox Sports

O Brasil viveu doze anos de convívio com os grandes eventos. Desde os Jogos Pan-Americanos de 2007, passaram pelo país alguns dos atletas mais importantes e influentes do planeta. De Usain Bolt a Lionel Messi, de Cristiano Ronaldo a Michael Phelps. O último capítulo da década em que o Brasil poderia ter se sentido primeiro mundo foi a Copa América.

Tudo passou pelas lentes dos mais brilhantes repórteres fotográficos e cinematográficos do país. A ARFOC-SP já mostrou em imagens cenas incríveis em livros fantásticos publicados. Agora é a vez do torneio sul-americano de futebol, justamente na edição que marcou os cem anos da primeira conquista do futebol brasileiro, em 1919.

De Friedenreich a Neymar, a história do esporte deste país foi contada através da fotografia. Pois na primeira conquista da seleção sem Neymar, depois de sua chegada à elite, as lentes tinham de estar por perto para retratar a ansiedade, angústia e paixão de um povo que ama futebol, mas não vence uma Copa do Mundo há quase duas décadas.

Uma festa que começou no Morumbi, na noite de sexta-feira 14 de junho, e viajou pelo país até alcançar o Maracanã, na magnética tarde de 7 de julho. A seleção brasileira, a mais vencedora do planeta, não pisava no maior templo do país do futebol havia sete anos. Um convite a mais cliques devastadores que radiografam o espírito de quem está em campo, a alma de quem vive nas arquibancadas.

Em vinte dias, o Brasil teve mais uma vez a chance de ver um desfile de jogadores de um nível que as gerações mais jovens aprenderam que só é possível ver pela televisão ou pagando caro por uma passagem de avião para assistir aos jogos de Champions League, Premier League ou Campeonato Espanhol.

Nesta obra, você perceberá que é possível ir ainda mais longe e conhecer de perto o suor de cada grande atleta do continente em detalhes que só os grandes fotógrafos são capazes de apresentar. Num tempo em que se pensa que os livros, jornais e revistas estão em extinção, é bom ver que os trabalhos de alta qualidade sobrevivem ao tempo. Como esta exposição nos mostra.

Perceber que uma imagem continua valendo mais do que mil palavras e que, em tempos de tiroteios de fake news, a informação é, a cada dia que passa, a coisa mais moderna que existe neste mundo.

Serviço

EXPOSIÇÃO:
SOY LOCO POR TI AMÉRICA – Mostra Fotográfica sobre a Copa América Brasil 2019

ABERTURA:
12 de agosto de 2019 às 19:30

PERÍODO:
De 12/08/2019 à 31/08/2019 com Entrada gratuita

LOCAL:
Espaço Cultural Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César – São Paulo - SP

REALIZAÇÃO:
ARFOC-SP - Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – Fone: 11 3257-3991 e 11 99583-3686 (WhatsApp)

PATROCÍNIO:
Gol Linhas Aéreas Inteligentes