Demissões na Abril: Sindicato convoca assembleia de demitidos e freelancer

Assembleia nesta quarta (5), às 11h, vai debater e avaliar a situação dos demitidos e dos freelancer, e organizar as próximas ações em defesa dos profissionais

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) convoca os jornalistas celetistas demitidos e também os freelancer da Editora Abril para assembleia nesta quarta-feira (5), às 11h, na sede do SJSP (Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro paulistano).

A assembleia tem como objetivo debater e avaliar a situação dos demitidos e dos freelancer, organizar as próximas ações e a luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras dispensados pela editora. A reunião será conjunta com as demais categorias atingidas pelas demissões em massa e seus sindicatos, e a proposta também é de realização de um protesto unificado no próximo dia 14 de setembro (sexta-feira), com gráficos, administrativos e distribuidores. 

Diante da gravidade do quadro, a direção do SJSP reforça a importância de todos os jornalistas demitidos pela Abril participarem da assembleia, pois o engajamento é fundamental para a continuidade da luta em defesa dos direitos dos profissionais.

O Sindicato também está orientando os jornalistas para que procurem o departamento jurídico da entidade trazendo o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho para que o cálculo das verbas rescisórias seja devidamente conferido. Basta agendar um horário ligando para (11) 3217-6299 ramal 2.

A dispensa coletiva começou em 6 de agosto, mas só no último dia 28 é que a direção da Abril finalmente se reuniu com dirigentes do SJSP e dos demais sindicatos para debater a situação e esclarecer as dúvidas dos trabalhadores. Na ocasião, a empresa havia prometido que faria as homologações dos jornalistas até a última sexta-feira, 31 de agosto.

Confira os detalhes do que discutido na reunião com a Abril acessando este texto que traz informações aos demitidos celetistas, freelancer e também aos que continuam trabalhando na editora.

Assembleia dos demitidos da Editora Abril
Data: 5 de setembro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo/SP (Metrô República ou Higienópolis-Mackenzie)