Confira a agenda das Assembleias de Jornalistas e Radialistas

Categorias debatem ações para enfrentar intransigência patronal na Campanha Salarial

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo (Radialistas-SP) realizam uma série de assembleias unificadas entre os dias 19 e 26 de maio. As assembleias estaduais ocorrem na capital, interior e litoral com o objetivo de avaliar e debater os desafios da Campanha Salarial de Rádio e TV.

No último sábado (19), os encontros ocorreram em Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Nesta semana, as assembleias prosseguem nesta segunda-feira (21) em Itapetininga, na terça (22) em Bauru, Santos e Sorocaba. No ABCD e no Vale do Paraíba tem assembleia na quarta-feira (24) e sábado (26) ocorre na capital, na sede do SJSP, no centro paulistano. 

A data base dos jornalistas foi em 1º de dezembro e, após 11 rodadas de negociação, as empresas continuam inflexíveis quanto à própria pauta e querem impor uma proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que destrói diversos direitos construídos pelos jornalistas de rádio e TV ao longo de anos. Em plebiscito realizado em abril, a categoria rejeitou a proposta patronal por 77,94% dos votos.

Os radialistas, que tem data base neste 1º de maio, estão enfrentando a mesma tentativa dos empresários demolirem a CCT. Diante da intransigência patronal,  nas assembleias os trabalhadores e trabalhadoras dos dois segmentos vão definir iniciativas de mobilização conjunta, além de discutir uma possível paralisação unificada de jornalistas e radialistas.

Confira a agenda e participe da assembleia na sua região. Leia mais no boletim unificado Antena Mural