Começa o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas com presença dos delegados paulistas

Teve início hoje (7/11), no Condomínio Fecomércio, em Rio Branco (AC), as atividades do V Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem e do 35º Congresso Nacional dos...


35congresso1

Teve início hoje (7/11), no Condomínio Fecomércio, em Rio Branco (AC), as atividades do V Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem e do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, que tem como tema central “Os desafios do Jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”.

A programação começou com a abertura da Mostra de Cartuns e Fotografias sobre Meio Ambiente, organizada pelo Departamento de Imagem da FENAJ com contribuições de profissionais dos 27 estados da federação, no Hall do Condomínio Fecomércio. Após o 35º CNJ, que se encerra dia 11, a mostra ficará aberta à visitação pública no Memorial dos Autonomistas, no Centro de Rio Branco.

Na tarde desta quarta-feira, Milton Guran, fotógrafo e antropólogo da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Orlando Pedroso, da Associação dos Cartunistas do Brasil, estão debatendo o tema" Imagem como Fonte de Informação na Era Digital". Posteriormente, o V ENJI será encerrado com uma plenária onde os delegados definirão propostas e encaminhamentos para ampliar a organização deste segmento da categoria.

Às 20 horas, haverá a abertura do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, que além de representantes dos governos federal, estadual, municipal e de entidades do campo do Jornalismo, contará, também, com a participação da brasileira Beth Costa, a primeira mulher a ocupar a Secretaria Geral da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

O estado de São Paulo está representado por José Augusto Camargo (Guto), presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e secretário Geral da Fenaj; Márcia Quintanilha, secretária de Sindicalização do SJSP e vice-presidente Sudeste da Fenaj; Lílian Parise, secretária de Comunicação e Cultura do SJSP e integrante da direção estadual da CUT; José Eduardo de Souza, integrante do Conselho de Diretores do SJSP; Paulo Zocchi, secretário do Departamento Jurídico do SJSP; Pedro Pomar, editor da Revista ADUSP e Maria Cecília Figueiredo, assessora de imprensa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Suzano.

Informações sobre os trabalhos do 35º CNJ serão postadas no site da FENAJ e do SJSP diariamente até o final das atividades do evento.

Foto: Da esquerda para a direita, Celso Schröder, presidente da Fenaj e André Freire, secretário Geral do SJSP. - Lidyane Ponciano