Cineclube Vladimir Herzog exibe "Actas de Marusia"

Após a exibição do filme mexicano indicado ao Oscar, haverá debate com convidados

Por Redação - Cineclube Vladimir Herzog

O Cineclube Vladimir Herzog exibe, na última terça-feira de março, dia 26, às 19h, “Actas de Marusia” (1976). Dirigido por Miguel Littín, filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, representando o México. O enredo é baseado no livro homônimo, de 1974, do cantor, compositor, poeta e escritor chileno Patricio Manns, que trata do massacre de Marusia, ocorrido em 1925. Neste mês, o cineclube Vladimir Herzog fará uma exibição especial, com projetor e filme, em 16 mm.

A cidade chilena de Marusia, explorada pela mineração, é o cenário de cruel massacre. Após um levante dos mineiros da região, que protestaram contra os abusos, autoridades governamentais do Chile permitiram o uso da violência e da brutalidade para reprimir os trabalhadores e preservar o controle das empresas estrangeiras na exploração dos recursos. A ação gerou um grande número de pessoas mortas.

Essa sessão faz parte do ciclo “Cinema e Tortura”, que já apresentou; em janeiro, “Cidadão Boilesen”, de Chaim Litewski; em fevereiro, “Pra frente Brasil”, de Roberto Farias; e ainda tem programados os seguintes filmes: “Corte Seco”, de Renato Tapajós (abril); “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho (maio); e “Torre das Donzelas”, de Susanna Lira (Junho).

Cineclube Vladimir Herzog

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e tem o apoio de militantes cineclubistas do cineclube Baixo Augusta. A proposta do grupo é resgatar um espaço importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Naquele tempo, filmes como “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas por este cineclube. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convidados.

Para mais informações, acesse a página do cineclube nas redes sociais: https://www.facebook.com/cineclubevladimirherzog/

Serviço
Filme: “Actas de Marusia” (1976, Miguel Littín, 1h 55min – Exibição em 16mm)
+ Debate após a sessão.
Data/horário: 26 de março (terça-feira), às 19h. - Exibição gratuita.
Local: Auditório Vladimir Herzog - Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rêgo Freitas, 530 – Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo – SP (Metrô República ou Higienópolis-Mackenzie)
Mais informações: (11) 3229-7989