Cineclube Vladimir Herzog apresenta “Snowden - Herói ou Traidor” e debate o vazamento de informações pela imprensa

Após a exibição do filme, haverá debate com convidados

Por Cineclube Vladimir Herzog

O Cineclube Vladimir Herzog exibe o filme “Snowden - Herói ou Traidor”, na última terça-feira de agosto, dia 27, às 19h. O longa dirigido pelo premiado diretor Oliver Stone narra a história real de Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt), um funcionário da agência de segurança dos EUA que descobre que o governo americano está praticando espionagem ilegal com seus habitantes, e decide vazar documentos sigilosos para o público.

A produção mostra a descoberta a respeito dos programas de monitoramento digital dos cidadãos sem seu conhecimento e mostra importantes acontecimentos, como a maneira como Snowden tirou os dados da NSA – dramatizado com um Cubo Mágico – e os levou à documentarista Laura Poitras e ao então jornalista do jornal "The Guardian" Glenn Greenwald, em Hong Kong.

"Eu admiti que não tinha um plano que fosse além de me mandar de lá (Hong Kong), planejei pedir justiça ao mundo e ver o que acontecia. Foi um tanto surpreendente como acabou dando certo", afirmou Snowden em entrevista ao jornal O Globo à época do lançamento do longa.

O cineclube Vladimir Herzog busca debater a atuação jornalística em paralelo com a realidade brasileira. Como as reportagens que trouxeram a Glenn Greenwald o prêmio Pulitzer foram resultantes, também, de um vazamento de informações, é fundamental o resgate destes acontecimentos para melhor compreender o que vivemos hoje no Brasil.

O próprio Oliver Stone faz uma provocação que também cabe ao cenário brasileiro atual. “Acho que muita gente pensa que ele [Snowden] é um traidor, mas nenhum traidor que eu conheço dá informação de graça”, afirma.

A sessão contará com debate após a exibição com a presença de André Freire, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Secretário de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato.

Cineclube Vladimir Herzog

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e tem o apoio de militantes cineclubistas do cineclube Baixo Augusta. A proposta é resgatar espaço importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Naquele tempo, filmes como “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas por este cineclube. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convid ados. Para mais informações, visite nosso blog e nossas páginas nas redes sociais.

Serviço

“Snowden - Herói ou Traidor”

Data: 27 de agosto (terça-feira), às 19h.

Local: Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo, SP (Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)

Exibição gratuita.