Assembleia de Credores da Abril é nesta terça (2)

Delegação de demitidos e dispensados participa da assembleia a partir das 13h, no Hotel Pestana

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Jornalistas, administrativos, distribuidores e gráficos demitidos e profissionais freelancers dispensados pela Abril debateram na tarde desta segunda-feira (1), no Sindicato dos Jornalistas, a participação na primeira Assembleia Geral de Credores da recuperação judicial da editora, que ocorre nesta terça-feira (2), no Hotel Pestana (R. Tutóia nº 77, Jardim Paulista).  Foi definida uma delegação de demitidos e dispensados com trabalhadores de todas as categorias afetadas pela demissão em massa e pelo calote dado pela empresa, e também com a participação de diretores e advogados dos sindicatos.

A assembleia será instalada a partir das 13h, mas para participar é necessário fazer credenciamento prévio diretamente no Hotel Pestana, das 10h às 12h, apresentando documento de identidade com foto no caso de celetista demitido e, para freelancers, é necessário comprovação de que é Pessoa Jurídica.

Quem se credenciar pode entrar com um acompanhante, por exemplo, o demitido e seu advogado. Quem perder o horário de credenciamento ou não estiver incluído na planilha de credores também pode participar da assembleia como ouvinte, mas neste caso não tem direito a voto. 

Em qualquer dos casos, além do horário de credenciamento antecipado, a participação está condicionada à disponibilidade de espaço.

Vale ressaltar que a instalação da assembleia está sujeita ao quórum que represente no mínimo 50% da dívida da recuperação judicial, ou seja, R$ 800 milhões dos R$ 1,6 bilhão do débito total da Abril com os credores. Caso não se confirme o quórum neste 2 de outubro, outra assembleia será realizada no próximo dia 15 de outubro (segunda-feira), com qualquer quórum.

Confira os pontos de pauta da Assembleia Geral de Credores, conforme o edital de convocação da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais:
"1- A constituição do Comitê de Credores, a escolha de seus membros e sua substituição;
2- O estabelecimento de calendário processual visando à agilidade e economia processual do procedimento de Recuperação;
3- O processamento e instrução do incidente Impugnação à Relação de Credores (artigo 8º da LRF) de forma administrativa junto à Administradora Judicial;
4- A deliberação acerca do encerramento da Recuperação Judicial após a homologação do Plano de Recuperação Judicial, sem a necessidade de se aguardar o biênio previsto no art. 61 da Lei de Recuperação Judicial e Extrajudicial e de Falência (LRF);
5. Outros temas referentes à eficiência do processo de Recuperação Judicial
".

Assembleia Geral de Credores da Editora Abril
Data: 2 de outubro de 2018 (terça-feira).
Horário: 13h (necessário credenciamento prévio das 10h às 12h)
Local: Hotel Pestana
Rua Tutóia nº 77 - Jardim Paulista – São Paulo – SP (próximo da Estação Brigadeiro/Linha 2-Verde)

Saiba tudo sobre as demissões em massa e o calote da Abril